O terceiro dia de programação do 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro foi marcado pela emoção. Na programação, sessões audiovisuais, debates, oficinas, o segundo dia do Festivalzinho de Cinema de Vitória e as homenagens à Margarete Taqueti e Marcélia Cartaxo.  

HOMENAGENS 

Os apresentadores da 3ª noite do 28º FCV Reencontro: Silvero Pereira e Renata Rasseli. Foto: Andie Freitas/ Acervo Galpão IBCA

A programação noturna no Centro Cultural Sesc Glória contou com a Margarete Taqueti e a Marcélia Cartaxo. A dupla recebeu o carinho e os aplausos do público na noite que contou com a apresentação do ator Silvero Pereira e da jornalista Renata Rasseli. Margarete Taqueti recebeu o Troféu Vitória e o Caderno da Homenageada Capixaba das mãos de Claudino de Jesus, seu amigo há 50 anos.  “Só me resta agradecer muito ao Festival e agradecer a Margarete por existir na minha vida, por ser maravilhosa e linda, irmã, amiga, amante, esposa eterna” disse o produtor no começo da homenagem.

Margarete Taqueti e Claudino de Jesus na homenagem emocionante a cineasta. Foto: Thais Gobbo/ Acervo Galpão IBCA

Na sequência, Margarete Taqueti dedicou o prêmio à amiga Jeanne Bilich, que morreu no mês de março deste ano. “Mas o que mais me emociona é como a vida é curta para tanto projeto. Ela passa num limiar, em um pequeno foco. Quando você vê:  já fez, já aconteceu”.  A produtora também falou sobre a importância do Festival de Cinema de Vitória. “Foi dentro desse festival que nossas produções estrearam. Eu tenho troféus desse festival. Como esse festival foi importante para a própria ABD, que a gente ajudou a fundar, com um coletivo cheio de esperança”, relembrou ele. “Esse é um festival de vitórias”. 

Miguel Delbone e Marcélia Cartaxo, Homenageada Nacional, no palco do Teatro Glória. Foto: Andie Freitas/ Acervo Galpão IBCA

Na sequência, Marcélia Cartaxo foi a Homenageada Nacional. Depois da Coletiva de Imprensa, que aconteceu à tarde, no Hotel Senac Ilha do Boi,  a atriz e diretora recebeu o Troféu e o Caderno da Homenageada nacional das mãos de Miguel Delbone. “Eu estou muito, mas muito feliz. Porque é isso que engrandece a gente e faz com que a gente tenha coragem de continuar. A criar, a inventar, e envelhecer com aquilo que a gente mais ama”. 

MOSTRA DE LONGAS PREMIADOS 

Cena do filme Máquina do Desejo exibido na 2ª sessão Mostra de Longas Premiados. Foto: Thais Gobbo/ Acervo Galpão IBCA

A partir das 19 horas, no Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória, teve início o segundo dia de exibição da Mostra de Longas Premiados, que exibe os filmes vencedores do Troféu Vitória na 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas.  O longa exibido na quinta-feira (23), foi Máquina do Desejo, de Joaquim Castro e Lucas Weglinski. O premiado documentário joga luz sobre a história do Teatro Oficina, uma das mais importantes companhias teatrais do Brasil. 

MOSTRA DE CURTAS PREMIADOS

Debate com os realizadores da 3ª sessão da Mostra de Curtas Premiados. Foto: Thaís Gobbo/ Acervo Galpão IBCA

Na parte da tarde, às 15 horas, na Sala Marien Calixte – Centro Cultural Sesc Glória, aconteceu a segunda sessão da Mostra de Curtas Premiados que está exibindo os filmes que receberam o Troféu Vitória no 28º Festival de Cinema de Vitória, edição que aconteceu no formato on-line em novembro de 2021. 

Na programação desta quinta-feira (23), foram exibidos os filmes Lockdown, de Roberto Mamfrim, Há uma Profeta nas Olaias, Tenham Cuidado!, de Lucas Camargo de Barros, Presente Maravilha, de Jeã Santos, e Tapajós Ameaçado, de Thomaz Pedro. Na sequência,  o crítico e jornalista Filippo Pitanga, comandou o debate com os realizadores.  

FESTIVALZINHO 

Plateia do segundo dia de 21º Festivalzinho de Cinema de Vitória. Foto: Thais Carletti/ Acervo Galpão IBCA

A quinta-feira (23) também marcou o segundo dia do 21º Festivalzinho de Cinema de Vitória, que tem o patrocínio da ArcelorMittal Tubarão. As exibições aconteceram em duas sessões, às 09 e 14 horas, no Cine Metrópolis – Ufes, e atenderão aos estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Dulce, Altair Siqueira Costa, São Diogo e Professor Luiz Baptista, da rede de  Ensino Público do Município de Serra. 

Na programação, a criançada conferiu os curtas-metragens A Cápsula do Tempo, de Rodrigo Grota; Umbrella, de Helena Hilário e Mário Pece; Sobre Amizade e Bicicletas, de Julia Vidal; Stone Heart, de Humberto Rodrigues; Antes que Vire Pó, de Danilo Custódio; O Sonho do Zezinho, de Edmundo Lacerda.

SESSÕES ESPECIAIS

O diretor Bernard Lessa apresentando o longa-metragem A Matéria Noturna. Foto: Thaís Carletti/ Acervo Galpão IBCA

Quem abriu a programação das Sessões Especiais, na quinta-feira (23), às 15 horas, no Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória, foi o longa-metragem A Matéria Noturna, de Bernard Lessa. O filme aborda o encontro de Jaiane e Aíssa, dois solitários que se aproximam.  

“É um prazer enorme apresentar o filme no Festival de Cinema de Vitória. É a primeira sessão pública do filme. Esse reencontro é bastante emocionante”, pontuou o diretor, que na sequência falou da importância do coletivo para a produção audiovisual. “O cinema traz pra gente essa coisa do coletivo. A gente não consegue colocar um filme na tela, sem muitas mãos trabalhando junto com a gente”.

O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal Tubarão, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.