Inteiramente filmado no Espírito Santo, Os Primeiros Soldados emocionou o público com sua primeira exibição em terras capixabas na noite de abertura do 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro, que aconteceu na noite de terça-feira, 21 de junho, no Centro Cultural Sesc Glória. Diretor, elenco e grande parte da equipe técnica esteve presente na sessão e que foi calorosamente aplaudido de pé durante vários minutos pelo público. 

O longa-metragem acompanha três jovens que se refugiam e tentam sobreviver à primeira onda da epidemia de AIDS que assolou o mundo no começo da década de 1980. O ator Johnny Massaro, que protagoniza o filme, relembrou sua trajetória no processo de desenvolvimento do filme, junto da equipe e diretor, e celebrou com a equipe no palco do Teatro Glória. “Apresentar o filme onde ele foi pensado e filmado. Apresentar o filme com quem fez o filme. E voltar para casa. Como diria Caetano, tempo tempo tempo, és um dos deuses mais lindos”, poetizou o ator. 

O diretor Rodrigo de Oliveira na Cerimônia de Abertura do 28º FCV – Reencontro. Foto: Thaís Gobbo/ Acervo Galpão IBCA

O diretor Rodrigo de Oliveira celebrou a primeira exibição no Espírito Santo, local em que o longa-metragem foi produzido e que serve de cenário para a história. “Esse filme está rodando pelo mundo desde novembro e essa é a primeira sessão no lugar onde ele nasceu”, disse ele para o público durante a Cerimônia de Abertura. 

O diretor também refletiu sobre a satisfação de ter visto seu filme alcançar, com tanta identificação, o público do Espírito Santo, as pessoas que compõem a história da cultura capixaba e, principalmente, a comunidade LGBTQIAP+, que protagoniza e para a qual o filme é dedicado. “A gente faz filme para várias pessoas, várias ideias e circunstâncias, mas no fundo a gente faz pras pessoas que ajudaram o filme a existir. Então ontem, ver o filme ser acolhido pelas pessoas, para quem ele foi feito de verdade, foi muito bonito. O filme viajou o mundo inteiro, mas tenho um orgulho imenso dele ser capixaba, e era aqui que eu queria que ele funcionasse”. 

Equipe de Os Primeiros Soldados na abertura do 28º FCV – Reencontro. Foto: Andie Freitas/ Acervo Galpão IBCA

A exibição especial de Os Primeiros Soldados no Centro Cultural Sesc Glória dentro da programação do 28° FCV – Reencontro, despertou a memória afetiva do realizador, que teve parte de sua formação cultural e audiovisual nas sessões do Festival de Cinema de Vitória. “Tenho uma história longuíssima com o Festival. Na última edição de 2019, tive um filme exibido aqui, mas não pude estar presente porque eu estava filmando Os Primeiros Soldados. Tenho uma memória muito forte da fila em torno do quarteirão do Glória, das primeiras vezes que vim no Festival, nas edições 7, 8. E de repente, chegar lá ontem e ver essa mesma imagem reproduzida, tantos anos depois, dá uma sensação de que algumas coisas ainda funcionam e são bonitas”. 

Apesar de já ter exibido outros filmes na grade do Festival de Cinema de Vitória, está foi a primeira vez que Rodrigo de Oliveira exibiu um trabalho no Teatro Glória. “Os filmes formadores da minha vida eu assisti ali naquele teatro, dentro da programação do Festival de Vitória. Apesar da gente já ter passado vários filmes nossos dentro do festival, foi a primeira vez que a gente passou um filme nosso no Glória. É a emoção de, de repente, me ver menino na plateia. Consegui me enxergar ali com 17 anos. E foi bonito porque tinha muita gente de 17 anos lá. Espero que nosso filme seja pra eles o que os filmes que eu vi aqui foram pra mim”. 

O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal Tubarão, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like, da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.

28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro
Noite de Abertura e Exibição de Os Primeiros Soldados

Fotos: Andie Freitas, Thais Carletti e Thaís Gobbo/ Acervo Galpão IBCA