O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro irá exibir três longas-metragens convidados, e que foram exibidos fora de competição na edição on-line do festival em 2021. São produções que apresentam um recorte da nova cena audiovisual brasileira, e serão exibidas em três sessões, que acontecem de quinta a sábado, sempre às 15 horas, no Centro Cultural Sesc Glória

Quem abre a programação, na quinta-feira (23), é o longa-metragem A Matéria Noturna, uma produção capixaba dirigida por Bernard Lessa. O filme, que foi produzido com recursos dos editais de fomento ao audiovisual do Governo do Estado do Espírito Santo, apresenta um drama existencialista, em que acompanhamos o encontro de Jaiane e Aíssa, dois solitários que se aproximam.  

Na sexta-feira (24) será exibido o documentário Limiar, uma produção dirigida por Coraci Ruiz. No longa-metragem, acompanhamos a experiência de transição de gênero do filho da realizadora. A produção foi construída em diálogo com a tese de doutorado da diretora dentro do Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp. 

Fechando a programação do 28º Festival de Cinema de Vitória-Reencontro, no sábado (25), será exibido o longa-metragem Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem, de Natara Ney. O documentário acompanha a busca por um casal que na década de 1950 trocou cartas por dois anos. Em 2011, um lote com 110 cartas desta dupla foi encontrado em uma Feira de Antiguidades. O filme é uma história sobre amor, tempo e memória.

O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal Tubarão, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.

28º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA – REENCONTRO 
21 A 25 DE JUNHO 

A MATÉRIA NOTURNA
Bernard Lessa
FIC, Cor, HD, 89’, ES, 2021
Classificação Indicativa: 12 anos
Elenco: Shirlene Paixão, Welket Bungué, Altamir Furlane, Suelly Bispo, Luciene Camargo, André Félix, Luis Gobbi, Angelo Seaway e Melanie de Vales
Sinopse: Jaiane é uma mulher de 30 anos, ela é motorista de aplicativo e canta numa roda de samba. Aissa é um marinheiro moçambicano que, devido a um problema em seu navio, permanece em Vitória por alguns dias. Jaiane experiencia a hostilidade do Brasil contemporâneo, enquanto Aissa se esforça para ter uma experiência real em solo firme.
Exibição: 23 de junho, quinta-feira, às 15 horas
LIMIAR
Coraci Ruiz
DOC, Cor, DCP, 77’, SP, 2020
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: “Limiar” é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente: entre 2016 e 2019 ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Ao mesmo tempo, a mãe, revelada por meio de uma narração em primeira pessoa e por sua voz que conversa com o filho por detrás da câmera, passa ela também por um processo de transformação que a obriga a romper velhos paradigmas, enfrentar medos e desmantelar preconceitos.
Exibição: 24 de junho, sexta-feira, às 15 horas
ESPERO QUE ESTA TE ENCONTRE E QUE ESTEJAS BEM
Natara Ney
DOC, Cor, DCP, 84’, PE, 2020
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Em janeiro de 2011 um lote com 110 cartas de amor foi encontrado em uma Feira de Antiguidades, todas escritas por uma moradora de Campo Grande/MS para o seu noivo no Rio de Janeiro. Durante 2 anos, 1952/53, ela relata sobre a paixão e a distância. A partir desta descoberta, uma investigação se inicia para localizarmos este casal apaixonado e descobrirmos o desfecho do romance. Uma história sobre amor, tempo e memória. 
Exibição: 25 de junho, sábado, às 15 horas