Em 5 Fitas, a potência da Festa do Senhor do Bonfim, em Salvador, Bahia, é cenário de uma história que retrata a aventura de crianças negras inspiradas pelas histórias da avó, e aprendem sobre religiosidade, fé e sincretismo do povo baiano. A exibição será gratuita e presencial no dia 22 de junho, às 15 horas, dentro da Mostra Curtas Premiados, que acontece dentro da programação do 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro, de 21 a 25 de junho de 2022, no Centro Cultural Sesc Glória

O filme retrata a história de dois irmãos, Pedro e Gabriel, que durante a tradição da peregrinação de fiéis todos os anos em Salvador, na Festa do Senhor do Bonfim, marcada pela fé e o costume de amarrar as fitas do Senhor do Bonfim e fazer pedidos.  O desenvolvimento de 5 Fitas, de Heraldo de Deus e Vilma Martins, passou por um resgate de memórias familiares dos realizadores. Segundo Heraldo, o projeto foi desenvolvido “prezando por falar sobre a potência de famílias matriarcais, sobre o direito de crianças negras viverem uma aventura e sobre a fé do povo baiano aliada à boa convivência entre as religiões”. 

O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.

5 FITAS
Heraldo de Deus e Vilma Martins
FIC, Cor, H264, 15’, BA, 2020
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Em Salvador, todo ano acontece a tradicional festa para Senhor do Bonfim, onde fiéis, turistas e foliões peregrinam até a famosa igreja para amarrar fitas e fazer pedidos. Os irmãos Pedro e Gabriel ouvem desde cedo as histórias da avó e decidem se aventurar sozinhos para fazer um pedido especial. Lá eles aprendem sobre religiosidade, sincretismo e importância da família.

28º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA – REENCONTRO
21 A 25 DE JUNHO

Centro Cultural Sesc Glória: Teatro Glória, Sala Cariê Lindenberg e Marien Calixte
Exibições + Debates de Curtas + Cerimônias de Homenagem 
Hotel Senac Ilha do Boi
Debates de Longas + Coletivas de Homenagem + Oficinas

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Festivalzinho de Cinema de Vitória 
Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa 
Oficina de Realização em Cinema e Vídeo