O curta-metragem Portugal Pequeno aborda os desafios de um jovem artista negro diante da realidade da pesca junto com seu pai. A história será partilhada com o público presencial e gratuitamente, no dia 21 de junho, às 15h, na Mostra Curtas Premiados, que faz parte da programação do 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro, que acontece de 21 a 25 de junho de 2022, no Centro Cultural Sesc Glória. 

Em Portugal Pequeno, de Victor Quintanilha, um jovem aspira o sonho de ser cantor de funk, enquanto enfrenta a realidade como jovem pescador na comunidade de mesmo nome do filme, localizada no Rio de Janeiro. A ideia surgiu da inspiração do realizador com o território que é cenário do filme. “Sou de São Gonçalo, cidade vizinha do Rio de Janeiro, e costumava atravessar diariamente a ponte Rio-Niterói (aquela que pode ser vista no filme, aliás) para ir para a PUC-Rio onde eu estudava cinema. Dessa ponte, sempre olhei com grande interesse para este lugar conhecido como Portugal Pequeno, com os seus minúsculos barcos de pesca rodeados pelos enormes navios e plataformas petrolíferas. Desde então, tive o desejo de contar uma história nesta comunidade que oferecia tantas narrativas e elementos a serem trabalhados”. 

Com isso, a construção da história foi em busca das aspirações de um jovem inserido nos desafios dessa realidade. “Então comecei a criar este personagem: um jovem pescador cujo sonho é ser um famoso cantor de funk. Com este conflito inicial, os outros elementos surgiram naturalmente graças a todos os contrastes que o próprio contexto oferecia. Eu tinha bem claro para mim que queria contar essa história de uma forma leve, não vitimizando os personagens e apresentar, de forma direta e simples, os desafios de um jovem artista negro nesta fase de transição para a vida adulta, onde importantes escolhas sobre o futuro são feitas”, relata Victor. 

A premiação com o Troféu Vitória gerou para Victor uma sensação única de reconhecimento, por essa ser sua primeira experiência profissional em direção cinematográfica. O realizador também aguarda com muita expectativa pela exibição presencial do filme, que anteriormente só foi exibido para público reduzido. “É um reconhecimento muito especial que me enche de confiança para seguir buscando contar mais e mais histórias”. 

O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.

PORTUGAL PEQUENO 
Victor Quintanilha
FIC, Cor, DIG, 20’, RJ, 2020
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Jonatan é MC Xerelete e seu sonho é um dia ser um cantor de funk famoso e dar para ele e seu pai a vida cômoda que a publicidade lhe vende. Enquanto isso não acontece, os dois trabalham pescando na baía de Guanabara, encarando as responsabilidades e os obstáculos que a realidade lhes impõe.

28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro
21 a 25 de junho de 2022

Centro Cultural Sesc Glória: Teatro Glória, Sala Cariê Lindenberg e Marien Calixte
Exibições + Debates de Curtas + Cerimônias de Homenagem

Hotel Senac Ilha do Boi
Debates de Longas + Coletivas de Homenagem + Oficinas

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Festivalzinho de Cinema de Vitória 
Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa 
Oficina de Realização em Cinema e Vídeo