O curta Nostalgia surge de experimentações com colagem digital e a construção de uma história a partir desses elementos estéticos. O curta será exibido de forma presencial e gratuita, no dia 21 de junho, às 15h durante o 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro,  que acontece de 21 a 25 de junho de 2022, no Centro Cultural Sesc Glória. 

A animação, de Raphael Araújo, apresenta elementos surreais construídos para tratar da relação com a nostalgia. A estética do filme explora uma menina percorrendo um deserto surreal, interagindo com diversos elementos da natureza que geram experiências e lembranças nostálgicas. “A ideia do filme surgiu durante o isolamento da pandemia, mas o filme foi uma construção, não foi algo que surgiu pronto. O roteiro foi construído simultaneamente as imagens de forma espontânea, mas tentando traduzir muitos sentimentos vieram à tona durante o isolamento: saudade, nostalgia, solidão, medo”, explica o diretor. 

O título do trabalho foi inspirado em estudos de filosofia que o realizador teve contato durante o processo de criação. “O nome do curta veio das definições do Mário Sérgio Cortella que diferencia o sentimento de saudade e de nostalgia. Para Cortella a saudade refere-se a um sentimento bom, que gostamos de lembrar com carinho, que alegra e já nostalgia é uma lembrança que nos dói”, descreve Raphael. 

A premiação como Melhor Filme pelo Júri Técnico da 10ª Mostra Foco Capixaba levou Raphael à surpresa, dando motivação para seguir em seu processo criativo. “Traz um sentimento de ‘dever cumprido’, de que você realmente deu  seu melhor ali no momento, e que isso ficou impresso de alguma maneira no filme. Parece que o ciclo de vida do trabalho se completa. Fico lisonjeado e muito feliz, ainda mais que a premiação foi julgada por júri técnico especializado. Tudo isso me faz pensar nos caminhos que tenho tomado para minha vida, para meu trabalho e serve de combustível para a permanência e futuros projetos. Viver é resistir”.

O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.

NOSTALGIA
Raphael Araújo
ANI, Cor, H264, 1’, ES, 2020
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Uma pálpebra se abre nos transportando para um fragmento de memória. Uma menina vaga em um deserto surreal em que peixes voadores plantam bombas que germinam olhos carnívoros. Uma lembrança nostálgica.


28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro
21 a 25 de junho de 2022

Centro Cultural Sesc Glória: Teatro Glória, Sala Cariê Lindenberg e Marien Calixte
Exibições + Debates de Curtas + Cerimônias de Homenagem
Hotel Senac Ilha do Boi
Debates de Longas + Coletivas de Homenagem + Oficinas
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Festivalzinho de Cinema de Vitória

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa
Oficina de Realização em Cinema e Vídeo