O curta Nostalgia surge de experimentações com colagem digital e a construção de uma história a partir desses elementos estéticos. O curta será exibido de forma presencial e gratuita, no dia 21 de junho, às 15h – durante o 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro, que acontece de 21 a 25 de junho de 2022, no Centro Cultural Sesc Glória.
A animação, de Raphael Araújo, apresenta elementos surreais construídos para tratar da relação com a nostalgia. A estética do filme explora uma menina percorrendo um deserto surreal, interagindo com diversos elementos da natureza que geram experiências e lembranças nostálgicas. “A ideia do filme surgiu durante o isolamento da pandemia, mas o filme foi uma construção, não foi algo que surgiu pronto. O roteiro foi construído simultaneamente as imagens de forma espontânea, mas tentando traduzir muitos sentimentos vieram à tona durante o isolamento: saudade, nostalgia, solidão, medo”, explica o diretor.
O título do trabalho foi inspirado em estudos de filosofia que o realizador teve contato durante o processo de criação. “O nome do curta veio das definições do Mário Sérgio Cortella que diferencia o sentimento de saudade e de nostalgia. Para Cortella a saudade refere-se a um sentimento bom, que gostamos de lembrar com carinho, que alegra e já nostalgia é uma lembrança que nos dói”, descreve Raphael.
A premiação como Melhor Filme pelo Júri Técnico da 10ª Mostra Foco Capixaba levou Raphael à surpresa, dando motivação para seguir em seu processo criativo. “Traz um sentimento de ‘dever cumprido’, de que você realmente deu seu melhor ali no momento, e que isso ficou impresso de alguma maneira no filme. Parece que o ciclo de vida do trabalho se completa. Fico lisonjeado e muito feliz, ainda mais que a premiação foi julgada por júri técnico especializado. Tudo isso me faz pensar nos caminhos que tenho tomado para minha vida, para meu trabalho e serve de combustível para a permanência e futuros projetos. Viver é resistir”.
O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.
Comentários