O ano de 2022 marca o retorno do Festivalzinho de Cinema de Vitória. A mostra, que precisou ser paralisada em função da pandemia, chega a sua 21ª edição e conta com o patrocínio da ArcelorMittal. O projeto tem como foco criar um intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual, além de estimular a formação de plateia e desenvolver a sensibilidade do público infantojuvenil para o universo das artes.

As exibições deste ano acontecem nos dias 22, 23 e 24 de junho, as 09 e às 14 horas, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e atenderão os estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Dulce, Altair Siqueira Costa, São Diogo e Professor Luiz Baptista, da rede de  Ensino Público do Município de Serra. 

Serão seis sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, para um público de mais de 1.800 crianças e adolescentes. Na programação, seis curtas-metragens que fortalecem a produção audiovisual contemporânea com temática voltada para o público infantojuvenil.  Os filmes que serão exibidos são: A Cápsula do Tempo, de Rodrigo Grota; Umbrella, de Helena Hilário e Mário Pece; Sobre Amizade e Bicicletas, de Julia Vidal; Stone Heart, de Humberto Rodrigues; Antes que Vire Pó, de Danilo Custódio; O Sonho do Zezinho, de Edmundo Lacerda .

Ao longo de duas décadas, o Festivalzinho de Cinema de Vitória já contabiliza mais de 160 sessões que alcançaram um público de mais de 40 mil crianças, de 57 escolas do Espírito Santo, servindo como importante ferramenta educacional. 

O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com apoio do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e apoio institucional da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.

FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA
DE 22 A 24 DE JUNHO, 09 E 14 HORAS
CINE METRÓPOLIS – UFES

A CÁPSULA DO TEMPO 
Rodrigo Grota
FIC, Cor, 13’, PR, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Mavi, Pedrinho, Chiquinho, Juliana, Janaína e Lucas resolvem fazer uma cápsula do tempo! Em um futuro distante, o objeto deixado por Chiquinho reafirma a amizade entre eles.
UMBRELLA
Helena Hilário e Mário Pece
ANI, Cor, 8’, BR, 2020
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Joseph é um menino que vive em um orfanato e, por memórias afetivas, sonha em ter um guarda-chuva amarelo. O encontro com uma jovem garota que acompanha a mãe até o local para fazer doações lhe dá novas perspectivas de pensamento.
SOBRE AMIZADE E BICICLETAS
Julia Vidal
FIC, Cor, 12’, PR, 2022
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Thiago nunca pensou em participar da corrida de bicicletas, devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual. Juntos eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade.
STONE HEART
Humberto Rodrigues
ANI, Cor, 9’, AM, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: A guerra, as epidemias, a escassez de recursos naturais e o colapso social transformou os seres humanos em figuras deformadas de pedras, presos aos seus piores vícios. Até o momento que uma flor surge e liberta um dos “Stone Walkers” desse isolamento. 
ANTES QUE VIRE PÓ 
Danilo Custódio
FIC, Cor, 12′, PR, 2020
Classificação Indicativa: Livre 
Sinopse: Luan é um garoto sensível que acolhe um passarinho e, a partir da relação que estabelece com ele, começa a refletir sobre a fragilidade da vida.
O SONHO DO ZEZINHO 
Edmundo Lacerda 
FIC, COR, 20′,BA, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Embalado pelo sonho de se tornar cineasta, um menino de periferia inventa a sua maneira de fazer cinema.