Uma análise sobre a sociedade de consumo. Essa é a proposta de Per Capita, de Lia Letícia, que será exibido no dia 24 de novembro, quarta-feira, às 19 horas, dentro da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. A janela de exibição faz parte da programação do 28º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, em formato on-line e gratuito, na plataforma Innsaei.tv. 

O curta-metragem fecha a trilogia iniciada pela diretora, em 2008, com Não Há Vagas, e depois com Flux, de 2010. “Per Capita é uma reflexão audiovisual sobre o impacto psicológico da sociedade de consumo sobre o indivíduo”, explica a diretora. “Desde seu surgimento, o carro tem sido um dos maiores símbolos e a apoteose do consumo, sintetizando as contradições da era da máquina. Pelo emaranhado de ruas, avenidas e autoestradas circula hoje uma civilização nervosa, cuja marca é o indivíduo em movimento e a velocidade. Neste curta, as consequências desta obsessão são representadas por angústia, desejo e violência de uma classe média branca entediada. As imagens são o elo narrativo e sugerem mudanças temporais, espaciais e psicológicas dos personagens”. 

O argumento do filme existe há oito anos e, ao longo do tempo, foi mudando de acordo com as transformações sociais que o mundo foi passando nessa quase uma década. “A cena da personagem mulher tinha sido escrita de outro modo, com ela chorando, mas foi mudando à medida em que fui notando um novo fenômeno emocional que aflige nossa sociedade atual: as crises de pânico, ansiedade… depois, ganhou mais significado com a pandemia, com a “falta geral do ar” e a luta de muitos afetados pela covid, como diria Achille Mbembe, com ö direito universal a respiração. O filme foi se atualizando desde 2013… “. 

Para Lia, é uma grande oportunidade participar do 28º Festival de Cinema de Vitória dentro da seleção da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. “O Festival de Vitória é, sem dúvida, uma janela especial de difusão para qualquer curta-metragista. É uma alegria fazer parte, mais um ano, desse encontro”.

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
25ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
23 a 27 de novembro
terça a sábado, às 19 horas

PER CAPITA
Lia Letícia
FIC, P&B, H264, 15’, PE, 2021
Classificação Indicativa: 14 anos 
Sinopse: Como despertar uma gente entorpecida que tinha tudo, que comprara todos os sonhos que o dinheiro pode comprar e sabia que tinha sido uma pechincha?
28º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 23 a 28 de novembro
Onde: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito
25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Quando: 23 a 27 de novembro, às 19 horas
Exibição Per Capita*: 24 de novembro, quarta-feira, a partir das 19 horas
Onde: InnSaei.TV
Online e Gratuito

*O filme ficará disponível por 24 horas após a estreia