Quais povos indígenas habitavam o Brasil desde os primórdios?  Está é uma das inúmeras questões levantadas pela produção Hawalari, de Cássio Domingos, que será exibido no dia 23 de novembro, terça-feira, às 19 horas, dentro da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. A janela de exibição faz parte da programação do 28º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, em formato on-line e gratuito, na plataforma Innsaei.tv. 

Segundo o diretor, quando ele conheceu a protagonista do filme, a atriz indígena Hawalari Coxini, – também roteirista e produtora associada do curta-metragem – a dupla pensou na possibilidade de construir uma produção que retratasse um pouco sobre algumas nuances do encontro entre uma personagem indígena e uma “não indígena”. 

A escolha do roteiro, em ambientar o filme no passado, surgiu da paixão do diretor por produções de época, além do desejo de apresentar uma narrativa que rebatesse a visão estereotipada que se tem dos povos originários, além de ampliar as múltiplas possibilidades de existência e subjetividade dos povos indígenas. 

“Os filmes de época, quando feitos com extensa pesquisa e cuidado, são excelentes para nos fazer refletir sobre o passado, sobre nossas decisões no presente que afetarão nosso futuro. Pesquisamos filmes de ficção realizados por indígenas no Brasil para entender melhor esta visão que busca acabar com os diversos estereótipos quando se tem um indígena como personagem ou filme com temática indígena”, conta Cássio Domingos.

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
25ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
23 a 27 de novembro
terça a sábado, às 19 horas

HAWALARI
Cássio Domingos
FIC, Cor, FullHD, 15’, GO, 2021
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Final do século XIX. Hawalari, jovem indígena do povo Iny, que vive no Centro-Oeste do Brasil, depara-se com uma situação que lhe causa insegurança.
28º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 23 a 28 de novembro
Onde: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito
25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Quando: 23 a 27 de novembro, às 19 horas
Exibição Faz Vinte Anos*: 23 de novembro, terça-feira, a partir das 19 horas
Onde: InnSaei.TV
Online e Gratuito
*O filme ficará disponível por 24 horas após a estreia