A chegada de um desconhecido desperta possibilidades de reinvenção do ser. Esse é ponto de partida para os acontecimentos do filme A Mesma Parte de um Homem, de Ana Johann, que será exibido no dia 27 de novembro, sábado, às 19 horas, dentro da 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. A janela de exibição faz parte da programação do 28º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, em formato on-line e gratuito, na plataforma Innsaei.tv

De acordo com a diretora do longa, o filme surgiu da vontade de abordar temas que, de certa forma, lhe causavam incômodo e ela tinha vontade de questionar. “Minhas ideias nascem de incômodos e a necessidade de falar sobre certos assuntos. Quando comecei a pensar na ideia do filme em 2007 era sobre uma mulher que tinha amnésia e o marido contava a ela o que ela precisa ser. Em 2012 voltei a trabalhar na ideia do filme e subverti, porque o pensamento da mulher que é denominado pelo homem faz parte de séculos e séculos de construção social. Queria colocar um homem neste lugar”. 

Entre as curiosidades que os sets sempre guardam, Ana destaca a participação de dois cachorros inicialmente previstos em cena. “O filme tinha dois cachorros que se chamavam Israel e Palestina. No primeiro dia de filmagem não deu certo o profissional que contratamos e pedi para que Irandhir Santos brincasse com cachorros imaginários até solucionarmos. Assim, filmamos da janela em uma altura que não dava para ver cachorros e só o ator. Funcionou, mas na montagem acabou caindo a cena. No final tivemos que encontrar outro Israel e decidi ficar apenas com um cachorro que já era suficiente e complicado o suficiente”.

Ana afirmou se sentir honrada em ter o filme selecionado para participar do 28º festival de Cinema de Vitória. “Estive em 2013 com Notícias da Rainha, um curta em uma Mostra no Festival de Vitória e é uma honra estar novamente no Festival, agora com meu primeiro longa de ficção até porque conheci a Lucia [Caus, diretora do 28º FCV] quando fiz meu primeiro filme, “O De Tempos em Tempos”, no Revelando os Brasis que selecionou projetos para moradores de cidades de até 20 mil habitantes. De 2007 para cá muita coisa aconteceu e eu continuo na luta de realizar meus projetos”. 

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
11ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS
23 a 27 de novembro
terça a sábado, às 19 horas

A MESMA PARTE DE UM HOMEM
Ana Johann
FIC, COR, DCP, 99´, PR, 2021
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Renata vive isolada no interior com sua filha adolescente e seu marido, compreendendo o medo como um sentimento comum. A chegada de um desconhecido desperta nela o desejo por tudo o que estava adormecido.
28º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 23 a 28 de novembro
Onde: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito
11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Quando: 23 a 27 de novembro, às 19 horas
Exibição A Mesma Parte de um Homem*: 27 de novembro, sábado,  a partir das 19 horas
Onde: InnSaei.TV
Online e Gratuito
*O filme ficará disponível por 24 horas após a estreia