No filme Presente Maravilha, a busca pelo presente de uma amiga transita entre objetos inusitados, comércios populares e uma mistura de memórias. Essa experiência será partilhada com o público de forma presencial e gratuita, no dia 23 de junho, às 15 horas, dentro da programação da Mostra Curtas Premiados, que integra a programação do 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro, que acontece de 21 a 25 de junho de 2022, no Centro Cultural Sesc Glória.
Em Presente Maravilha, de Jeã Santos, uma história é construída de forma artesanal, ao experimentar objetos, percorrer memórias e simbologias em torno da escolha de um presente para uma amiga. “Durante o isolamento social/pandemia, fiz o curso de ‘Roteiro, Cinema e Pensamento: Narrativas Negras’ do Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul. Aprendi sobre o método de ‘Escrita da Encruzilhada’ e quis colocar em prática todas aquelas reflexões sobre as implicações políticas, éticas e estéticas do próprio fazer cinematográfico no Brasil. Sem a possibilidade de filmar com atores e equipe, resolvi usar alguns objetos que eu tinha dentro de casa para contar uma história”.
Jeã conta que a premiação com o Troféu Vitória de Melhor Filme pelo Júri Popular na 10ª Mostra Corsária proporcionou para ele “muita esperança na experimentação da linguagem e no cinema brasileiro. Fiz para Marielle Franco e Suzana Amaral e dedico o prêmio também a Marcélia Cartaxo”. A exibição presencial será a primeira vez do filme em grande tela, e está sendo aguardada pelo realizador com a expectativa de muita alegria em “reencontrar pessoas que amam o cinema brasileiro e que lutam diariamente pela cultura e pela democracia em todos os espaços”.
O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal Tubarão, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.
Comentários