Um filme-carta para a irmã, que completava 20 anos e estava distante durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Esse é o tema de Faz Vinte Anos, curta-metragem que será exibido de forma presencial e gratuita no dia 22 de junho, às 15 horas, na Mostra Curtas Premiados, que faz parte da programação do 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro, que acontece de 21 a 25 de junho, no Centro Cultural Sesc Glória. 

O roteiro, que iniciou como uma carta marcada pelos afetos de família da diretora, em homenagem ao aniversário de sua irmã, acabou alcançando situações e sensações vividas por todos, especialmente durante a pandemia. “Eu filmo muitas coisas pessoais no dia a dia, decidi revisitar uns arquivos pra fazer esse filminho-carta pra ela. Só depois fui percebendo que essa minha história tocava e atravessava outras pessoas, que a saudade, a distância, as relações afetivas, o futuro, os sonhos, são coisas que, de algum modo, todos nós vivenciamos e partilhamos”. 

Para a diretora, ter sua produção premiada com o Troféu Vitória de Melhor Filme do 2º Prêmio ABD Capixaba foi uma alegria inesperada. Tati também aguarda por uma experiência emocionante para o retorno presencial às salas de cinema. “Receber esse prêmio foi uma surpresa linda demais. Como eu contei, não imaginava nunca nem exibir esse filme, quem dirá ganhar um prêmio do júri. Guardo com carinho essa emoção vivenciada”. 

O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal Tubarão, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.

FAZ VINTE ANOS
Tati Franklin
DOC, Cor, H264, 6’, ES, 2020
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Minha irmã fez vinte anos, fiz um presente para ela.

28º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA – REENCONTRO
21 A 25 DE JUNHO DE 2022

Centro Cultural Sesc Glória: Teatro Glória, Sala Cariê Lindenberg e Marien Calixte
Exibições + Debates de Curtas + Cerimônias de Homenagem

Hotel Senac Ilha do Boi
Debates de Longas + Coletivas de Homenagem + Oficinas

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Festivalzinho de Cinema de Vitória 

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa 
Oficina de Realização em Cinema e Vídeo