Observar a construção de novos mundos a partir de experiências particulares. Essa é a proposta da 8ª Mostra Outros Olhares, que acontece no dia 23 de novembro, terça-feira, a partir das 19 horas, e faz parte da programação do 28º Festival de Cinema de Vitória. O evento acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, em formato on-line e gratuito, na plataforma Innsaei.tv.
A Comissão de Seleção da mostra é formada pela curadora, cineasta e produtora, Flavia Candida; pelo cineasta, curador, escritor e pesquisador na área audiovisual, Erly Vieira Jr; e pelo produtor audiovisual e curador, Waldir Segundo. De acordo com Flavia, esta edição da mostra apresenta uma selação que “encara tensionamentos que radiografam o Brasil de múltiplas fraturas expostas, cobertas por simples curativos”.
Filmes
Quem abre a seleção, que apresenta seis curtas-metragens, é 1º Turno, de Clementino Junior, que traz uma explosão de afetos durante um reencontro, em meio às eleições municipais, durante a pandemia. O documentário Ouro para o Bem do Brasil, de Gregory Baltz, nos relembra que o combo ameaça comunista mais notícias falsas já nos assombrou na história recente. Em A Terra em que Pisar, de Fáuston da Silva, acompanhamos Joana que, ao participar de uma ocupação irregular de terra pública, ganha bem mais que moradia.
A Beleza de Rose, de Natal Portela, ficcionaliza sobre a precarização do trabalho e o racismo estrutural no país. Utopia, de Rayane Penha, é um documentário em primeira pessoa que investiga a busca de uma filha por histórias vividas pelo pai que faleceu no garimpo. Encerrando a sessão, A Balada da Nobre Senhora, de Hsu Chien, que dirige a atriz Camila Amado em seu último trabalho. O filme é uma exaltação aos encontros, aos grandes amores e à diversidade.
Premiação e Júri
Os filmes exibidos na 8ª Mostra Outros Olhares concorrem ao Troféu Vitória em duas categorias: Melhor Filme, pelo Júri Técnico, e Melhor Filme, pelo Júri Popular.
O Júri Técnico da 8ª Mostra Outros Olhares é composto pela educadora e pesquisadora Bárbara Cazé; pela diretora, roteirista e produtora, Emilia Silveira; e pela cineasta Susanna Lira. O anúncio das produções premiadas será feito durante a Cerimônia de Encerramento do 28º Festival de Cinema de Vitória.
On-line
O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas.
O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Comentários