Falar sobre o medo que surge do incomum e do desconhecido. Essa é a proposta da 3ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico, que será realizada no dia 25 de novembro, quinta-feira, a partir das 19 horas. A janela integra a programação do 28º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, em formato on-line e gratuito, sempre às 19 horas, na plataforma Inssaei.tv.

A Curadoria da Mostra foi realizada pelo produtor audiovisual e curador, Waldir Segundo. Para ele, o cinema de gênero funciona como metáfora dos medos que vivemos cotidianamente. “As pessoas sempre se aterrorizam com o incomum e o desconhecido: o incômodo sempre vem quando se percebe a presença daquilo que excede, transborda, desestabiliza”. 

A seleção apresenta seis curtas-metragens de diversas linguagens que, de acordo com o pesquisador, “é um breve compêndio antológico dessas monstruosidades, evidenciadas em diferentes sentidos e vindas de diversas regiões do Brasil”. 

Filmes 

A 3ª edição da mostra apresenta dois gêneros fílmicos até então inéditos: o documentário e a animação. O documentário Magnético, de Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt,  investiga os eventos que mudaram uma pequena cidade. Nunca Mais Me Vi, de Demerson Souza e Laysla Brigatto,  faz uso de técnicas de animação para criar uma reflexão sobre o pós-morte. AR , de Marcelo Oliveira e William Oliveira, trata da combinação dos antigos temores da população LGBTQIAP+ com os novos medos pandêmicos. 

Planta Baixa, de Clara Martins Hermeto, fala de novos horrores  a partir de intervenções ocorridas em espaços urbanos. Fechando a seleção, dois contos de fadas, apresentados de maneiras bem diferentes: Um Espinho de Marfim, de Luís Fernando Bruno e Isabella Secchin, apresenta um conto de amor entre uma princesa e um unicórnio, que pode ser interrompida por uma promessa. Jamary, de Begê Muniz, a menina Ane se depara com um uma questão: a monstruosidade está no corpo disforme ou nas atitudes de quem tem corpos “normais”? 

Premiação e Júri

Os filmes exibidos na 3ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico concorrem ao Troféu Vitória em duas categorias: Melhor Filme, pelo Júri Técnico, e Melhor Filme, pelo Júri Popular.

O Júri Técnico da 3ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico é composto pela gestora e produtora cultural Monica Trigo, a cineasta e roteirista Carissa Vieira, e pela  crítica de cinema Amanda Luvizotto. O anúncio das produções premiadas será feito durante a Cerimônia de Encerramento do 28º Festival de Cinema de Vitória.

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 28ª edição se materializa de forma diferente em 2021. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv, e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
3ª MOSTRA DO OUTRO LADO – CINEMA FANTÁSTICO 

25 de novembro
quinta-feira, às 19 horas

PLANTA BAIXA
Clara Martins Hermeto
FIC, Cor, H264, 15’, SP, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: A violência da transformação do espaço urbano de São Paulo atravessada por elementos de terror e ficção científica leve.
JAMARY
Begê Muniz
FIC, Cor, H264, 15’, AM, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Ane passa as tardes brincando nos arredores da floresta com seus primos, até se deparar com o Anhangá, um espírito indígena que rodeia a sua comunidade. Mas ao adentrar mais profundamente na floresta, Ane se depara com uma verdadeira assombração.
NUNCA MAIS ME VI
Demerson Souza e Laysla Brigatto
ANI, P&B, HD, 4’, SP, 2020
Classificação Indicativa: 10 anos
Sinopse: No leito de morte, Antônio descobre a crueldade do pós-vida.
AR
Marcelo Oliveira e William Oliveira
FIC, Cor, H264, 10’, PE, 2020
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Um artista independente gay está vivendo isolado devido a uma ameaça mortal. Ele tenta escapar do perigo que está cercando sua casa.
UM ESPINHO DE MARFIM
Luis Fernando Bruno e Isabella Secchin
FIC, Cor, H264, 20´, RJ, 2020
Classificação Indicativa: Livre 
Sinopse: O filme é inspirado no livro de Marina Colasanti “Uma ideia toda azul”, que conta histórias de reis, rainhas, princesas, príncipes, unicórnios, gnomos, cisnes, fadas que revelam fantasias, medos, desejos e outros sentimentos universais presentes na alma humana. Em uma época de transformações velozes, a realidade externa está em constante mudança, mas a interna, feita de medos e fantasias, muitas vezes se mantém inalterada, e é com essa camada mais oculta que dialogam os seres míticos, interagindo com o inconsciente.
MAGNÉTICO
Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt
DOC, Cor, FullHD, 25’, SC, 2021
Classificação Indicativa: Livre 
Sinopse: A pequena cidade de Ipuaçu, no oeste de SC, é a capital nacional dos agroglifos. Entre outubro e novembro os círculos aparecem. Anoitece e não tem nada. Amanhece e os desenhos estão lá, no meio do trigo. Seres de outros planetas? Em “Magnético”, os seres humanos dão suas versões da história. Afinal, até que provem o contrário, eles existem.