O Festival de Cinema de Vitória realiza sua segunda edição on-line em 2021. Espaço conhecido por democratizar a produção audiovisual brasileira em sessões presenciais calorosas, além de promover o intercâmbio entre profissionais de diversas partes do Brasil, o evento sempre foi um potente veículo de visibilidade turística para a cidade de Vitória. 

Com a proposta de aproximar o público do festival da capital capixaba, o 28º Festival de Cinema de Vitória apresenta na sua identidade visual uma série de imagens afetivas de Vitória, cidade sede do evento. Entre as imagens estão o Penedo, o Porto de Vitória, o Mercado da Vila Rubim, as Paneleiras de Vitória e o Bloco Carnavalesco Amigos da Onça, em registros de Marcelo Siqueira, Lucia Caus, Luara Monteiro, Levi Mori e Leonardo Vais.

“A cidade de Vitória atravessa o nosso festival. É um dos elementos fundamentais para contar a história do nosso evento. Com a necessidade de mais uma edição em formato on-line escolhemos homenagear a nossa capital. Para isso, selecionamos uma série de imagens com momentos que apresentam e representam a natureza, a tradição e as manifestações culturais criando um diálogo entre nosso evento e município”, disse Lucia Caus, diretora do 28º Festival de Cinema de Vitória. 

Mostras

A partir da seleção de fotos e da troca de ideias entre a diretora do festival, Lucia Caus, e o designer Gustavo Binda, teve início a construção do material que ilustra as mostras e o evento como um todo. 

Cada uma das fotos ganhou um filtro colorido, o que desloca as imagens do seu contexto natural e as insere no universo lúdico de cada uma das 12 mostras que percorrem o festival. “Cada elemento da cidade é o tema de uma das mostras. Uma paisagem, um cenário, um elemento da cidade representa cada uma das mostras. É a representação de Vitória dentro da identidade do festival.”, explicou Binda.

Para Lucia Caus, as cores falam dos anos de festival e também são uma metáfora para a pluralidade das sessões  “Na história do festival, as cores são um elemento muito marcante. A proposta desse efeito, é colorir a cidade com as cores do festival e assim representar a diversidade das sessões do evento. Desta forma, a gente aproxima a cidade do festival e faz uma homenagem para Vitória”.  

#28FCV

Produzido e dirigido pelo Instituto Brasil de Cultura e ArteIBCA e pela Galpão Produções Artísticas e Culturais, com direção-geral de Lucia Caus, o 28º Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante festival de cinema do Espírito Santo.  

O evento acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, de terça a domingo, em formato on-line e gratuito na plataforma InnSaei.TV. Serão exibidos 92 filmes, entre longas e curtas-metragens, em 12 mostras, 11 competitivas e uma fora de competição. Todas as sessões são competitivas e os vencedores receberão o Troféu Vitória, símbolo oficial do Festival de Cinema de Vitória.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto conta com apoio da Rede Gazeta e do Banestes. Conta com apoio institucional do Canal Brasil. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).