Fechando a programação do 27º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, a última sessão de curtas-metragens escolhidos a partir dos filmes que foram exibidos nos últimos 20 anos do evento. A exibição acontece neste sábado (30), a partir das 19h30, no Canal de Youtube do Festival de Cinema de Vitória. A programação ficará disponível por 24 horas após a estreia. 

A terceira sessão traz filmes que atravessam o universo infantil. O Olho e o Zarolho (2013), de Juliana Vicente e René Guerra, é uma fábula  delicada sobre as novas configurações familiares. A Piscina de Caíque (2017), de Raphael Gustavo da Silva, traça um paralelo entre as brincadeiras infantis e a realidade brasileira. 

Guri (2019), de Adriano Monteiro, acompanha o desejo de um menino em vencer um campeonato de Bolinha de Gude do seu bairro. Pobre Yurinho (2018), de João Ademir, aborda de forma bem-humorada o universo particular da amizade entre crianças. Encerrando a programação, a aventura futurista Arani Tempo Furioso (2019), de Roobertchay Domingues Rocha. 

O 27º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória Itinerante
de 28 a 30 de outubro, às 19h30
Canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória 
(YouTube.com/ibcavix) 
On-line e Gratuito  

Serra 
30 de outubro 
sábado, às 19h30 

Show
Letrux 

Filmes 

Olho e o Zarolho (Juliana Vicente e René Guerra, SP, 2013, FIC, 16’)

Matheus tem duas mães. A mãe número 1 entra em crise ao ver os seus desenhos. O Olho e o Zarolho é uma fábula sobre a família moderna.

A Piscina de Caíque (Raphael Gustavo da Silva, GO, 2017, FIC, 15′)

Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.

Guri (Adriano Monteiro, ES, 2019, FIC, 12′)

Victor é um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de Bolinha de Gude do seu bairro.

Pobre Yurinho (João Ademir, RJ, 2018, FIC, 15′)

Juca e Lipe são dois garotos que passam o dia jogando bola na vila. Yurinho, um típico menino criado pelo avó, quer se juntar à brincadeira.

Arani Tempo Furioso (Roobertchay Domingues Rocha, ES, 2019, FIC, 20’)

Cinco adolescentes e uma menina de 9 anos passam o fim de semana juntos em uma casa de campo. Após Alice mexer num armário, eles descobrem uma antiguidade. Curiosos, resolvem seguir as instruções que encontram dentro da peça. Eles são transportados para dentro de um universo paralelo, onde percebem que precisam se unir. Eles têm pouco tempo para atingir o objetivo, ou ficarão presos para sempre.

*a programação ficará disponível por 24 horas após a estreia