Mantendo o compromisso de ampliar a cadeia produtiva da cultura, as atividades de formação fazem parte da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. Entre os dias 27 e 29 de outubro, de quarta a sexta, das 14 às 15 e 30 horas, no Centro Cultural Eliziário Rangel, acontece de forma presencial e seguindo todos os protocolos de segurança em relação à pandemia do COVID-19, o Laboratório Criativo de Fotografia, com a fotógrafa Luara Monteiro.

Serão três aulas individuais, que irão atender 30 alunos – 10 pessoas por turma. As inscrições e a participação no curso são gratuitas, via formulário Google, e a seleção será por ordem de chegada. Para se inscrever basta ter acima de 18 anos e interesse em saber sobre fotografia. Os interessados podem realizar a sua inscrição AQUI.

A proposta do laboratório é apresentar os conceitos básicos da fotografia e da câmera considerando o olhar observador, enquadramento, timing e luz. Além de estimular a pensar imagens de pontos de vista pouco óbvios, trabalhar rapidamente conceitos e referências de autorretrato, fotojornalismo até chegar em fotografia de cinema e suas interações.

Minibio da Oficineira

Luara Monteiro durante oficina de fotografia do projeto Cultura Solidária, na cidade da Serra. Foto: Levi Mori/ Acervo IBCA

Luara Monteiro é formada em Artes Plásticas pela Ufes e Fotografia pela UVV e pós-graduada em desenvolvimento e cultura pelo Centro Universitário SENAC. Já atuou em diversos coletivos como Casa 16, Raiz Forte e Corrente. Participou do Programa Mais Cultura nas Escolas. Coordenou, entre os anos de 2012 e 2014, o Ponto de Cultura Mirante – Centro de Memória. Trabalha com propostas relacionadas a tecnologia e ancestralidade desenvolvendo diferentes ações, no campo cultural e social, relacionando a experiência poética, através da fotografia e vídeo, ao contexto cultural e social, como articuladora cultural e freelancer em arte-educação, produção cultural, projetos gráficos, fotografia e audiovisual. Desde 2016 tem um novo amor: a tatuagem. Atua como tatuadora-residente no 7Luas Tattoo Studio, no Centro Histórico de Vitória.

O 27º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).