Entre os dias 22 e 24 de setembro, sempre a partir das 18h30, a exposição Virtuais ganhou uma edição especial em vídeo mapping nas paredes dos prédios de Cariacica, Vitória e Serra, cidades que receberam  a  Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos. As projeções desenvolvidas pelo PixxFluxx fazem parte da programação do 27º FCV – Cultura Solidária.

As imagens foram divididas em seis galerias on-line, uma para cada município. As mostras são o registro dos Passeios Fotográficos realizados  no Sítio Histórico de Queimado, na Serra; pela Avenida Expedito Garcia, em Cariacica; e pelo Mercado da Vila Rubim, Paneleiras de Goiabeiras e Ilha das Caieiras, em Vitória. 

Juca Fardin, professor de literatura que participou da oficina em Cariacica, destacou a originalidade do projeto que teve as projeções realizadas na Avenida Expedito Garcia. “Eu sou um amante da arte e de todas as suas linguagens. Vejo a fotografia como uma linguagem artística muito importante. Eu sou morador de Campo Grande há 53 anos, eu nasci exatamente aqui e este trabalho é algo inédito na cidade. Sinceramente eu nunca vi um trabalho como esse”. 

Projeções na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro Histórico de Vitória. Foto: Guilherme Rêbelo/ Acervo IBCA

Luh Cardeal, que participou das oficinas em Vitória, as atividades de formação foram uma chance importante de autoconhecimento. “Eu amei participar.  Me deu uma valorizada, porque eu estava meio parada. Trouxe um pouco mais de movimento e autoestima para minha vida”, afirmou ela que adorou ver sua foto na exposição. “Eu estou achando super top! Ver a minha foto ali, projetada. Tô amando. E o mais legal é que qualquer um que passar aqui pode ter acesso. Tá todo mundo vendo. Eu achei muito legal mesmo”. 

Para Deborah Sabará,  coordenadora da Associação Gold, a parceria foi uma oportunidade de visibilidade para pessoas trans. “Para a Gold foi muito importante realizar essa parceria e ter a chance de receber um projeto tão importante quanto o de vocês. Além desse olhar para a Gold, e principalmente para as pessoas trans. Incluir as pessoas trans dentro do festival foi positivo para gente”. 

As projeções foram realizadas pelo PixxFluxx. Na imagem vídeo mapping em Serra. Foto: Guilherme Rêbelo/ Acervo IBCA

As oficinas também são uma oportunidade de visibilidade para o mercado de trabalho, como pontuou Gabriel Oliveira, aluno da Associação Gold. “A gente teve uma troca na oficina muito bacana. A exposição da oportunidade para que outras pessoas possam enxergar na fotografia, não só o registro, mas também a oportunidade de trabalho e a oficina abre portas para isso. A Thaís mesmo, que foi a oficineira da minha turma, disse que começou em oficina esse processo de trabalho. Querendo ou não a fotografia para além de registrar, para além de documentar muitas coisas ela é uma porta de entrada para um outro universo da arte e para um universo de trabalho”. 

Para Ivanete Dortis, a atividade de formação “superou muito as minhas expectativas. Eu aprendi muito mais do que eu esperava. Peguei uma noção muito boa de fotografia que eu não tinha. Aprendi, além da fotografia, sobre outras atividades – como o lambe-lambe – que eu não sabia que era tudo ligado. A fotografia tem muita coisa por trás e muita coisa interessante”. 

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Galeria de Imagens
Fotos: Guilherme Rêbelo/ Acervo IBCA