A programação do 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária coloca em foco o audiovisual feminino dentro da sua programação. Está no ar, no canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória, a edição especial da Mostra Mulheres no Cinema.

A seleção de curtas-metragens, que contou com a curadoria da roteirista, diretora, escritora e ilustradora Saskia Sá, celebra o cinema pensado, produzido e realizado por mulheres. Os filmes selecionados priorizam a diversidade de realizadoras e a temática por elas abordadas. A classificação indicativa da mostra é de 16 anos.

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º FCV – Cultura Solidária
Mostra Mulheres do Cinema
Classificação Indicativa: 16 anos

Selma Depois da Chuva, de Loli Menezes
[FIC, 12′, SC, 2019]

Selma é uma mulher trans que construiu sua vida afastada da família. Um dia ela recebe um chamado para ir ao encontro de sua mãe idosa, que sofre de Alzheimer e precisa de tratamento. Nesse encontro, perdidas entre memórias confusas, as duas mulheres lembram dores e desejos esquecidos, e revisitam culpas e afetos perdidos.

Aurora, de Renata Spitz
[FIC, 18’14’’, RJ, 2019]

Quatro garotas compartilham seus sonhos dentro de um pequeno apartamento até que o dia nasce novamente, algumas não conseguem dormir.

Tea For Two, de Julia Katharine
[FIC, 25′, SP, 2018]

Silvia é uma cineasta de meia idade em crise com sua vida. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita da ex-esposa, que a largou há alguns anos, conhece outra mulher que a fascina.

Pi’õ rómnha ma’ubumrõi’wa – Mulheres Xavante Coletoras de Sementes, de Danielle Bertolini
[DOC, 15’, MT, 2020]

O curta acompanha o trabalho das Mulheres Xavante Coletoras de Sementes, que lideradas pela Cacica Carolina Rewaptu caminham em busca de sua autonomia e reflorestamento de suas terras.

Tecendo a Liberdade, de Luíza Matravolgyi
[DOC, 26′, SP, 2019]

Tecendo a Liberdade conta a história de mulheres que estão traçando um novo caminho para a liberdade. Através dos casos das duas cooperativas de mulheres criadas no Brasil, Tecendo a Liberdade dá um panorama sobre a crise de segurança pública no Brasil e como o encarceramento em massa não é uma solução para a crise de segurança pública.

Irmã de Cena, de Gisele Bernardes
[DOC, 14′, ES, 2016]

Preta Root’s e Melanina MC’s num percurso em meio ao espaço urbano e noturno.

Nas Curvas da Estrada, de Viviane Mayumi
[DOC, 22′, SC-PR, 2019]

Conheça as histórias de três mulheres que escolheram a estrada como companheira de trabalho. Soraya, Ivone e Maria Delaide são motoristas profissionais e tem segredos a contar Nas Curvas da Estrada.

O Projeto do Meu Pai, de Rosária Moreira
[ANI, 5’40”, ES, 2016]

Eu tenho um amigo que diz que a gente precisa desenhar uma mesma coisa mil vezes, até ela ficar do jeito que a gente acha que é.