A programação do 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária coloca em foco o audiovisual feminino dentro da sua programação. No dia 25 de setembro, a partir das 19 horas, estreia uma edição especial da Mostra Mulheres no Cinema que será exibida no Canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória

Os escolhidos são filmes que foram inscritos para a Mostra Mulheres no Cinema, janela que integra a programação do Festival de Cinema de Vitória e entra no sexto ano em 2021. A seleção de curtas-metragens, que contou com a curadoria da roteirista, diretora, escritora e ilustradora Saskia Sá, celebra o cinema pensado, produzido e realizado por mulheres. Os filmes selecionados priorizam a diversidade de realizadoras e a temática por elas abordadas. A classificação indicativa da mostra é de 16 anos.

A mostra começa com Selma Depois da Chuva, de Loli Menezes, que fala da relação de uma mãe com sua filha trans. Aurora, de Renata Spitz, une quatro garotas que compartilham sonhos dentro de um apartamento. Tea For Two, de Julia Katharine, aborda o amor entre mulheres – uma trans, outra cis – e das mútliplas expectativas que podem surgir deste encontro. O documentário Mulheres Xavante Coletoras de Sementes, de Danielle Bertolini, trata do reflorestamento de suas terras. 

Tecendo a Liberdade, de Luíza Matravolgyi, conta a história de mulheres que estão traçando um novo caminho para a liberdade. Irmã de Cena, de Gisele Bernardes, mostra Preta Root’s e Melanina MC’s num percurso em meio ao espaço urbano e noturno. Nas Curvas da Estrada, de Viviane Mayumi, conta a história de três mulheres que escolheram a estrada como companheira de trabalho. O Projeto do Meu Pai, de Rosária Moreira, aborda uma peculiar relação entre pai e filha.

27º FCV – Cultura Solidária
Mostra Mulheres do Cinema 
Classificação Indicativa: 16 anos

1.Selma Depois da Chuva, de Loli Menezes
[FIC, 12′, SC, 2019]

Selma é uma mulher trans que construiu sua vida afastada da família. Um dia ela recebe um chamado para ir ao encontro de sua mãe idosa, que sofre de Alzheimer e precisa de tratamento. Nesse encontro, perdidas entre memórias confusas, as duas mulheres lembram dores e desejos esquecidos, e revisitam culpas e afetos perdidos.

2. Aurora, de Renata Spitz
[FIC, 18’14’’, RJ, 2019]

Quatro garotas compartilham seus sonhos dentro de um pequeno apartamento até que o dia nasce novamente, algumas não conseguem dormir.

3.Tea For Two, de Julia Katharine
[FIC, 25′, SP, 2018]

Silvia é uma cineasta de meia idade em crise com sua vida. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita da ex-esposa, que a largou há alguns anos, conhece outra mulher que a fascina.

4.Pi’õ rómnha ma’ubumrõi’wa – Mulheres Xavante Coletoras de Sementes, de Danielle Bertolini
[DOC, 15’, MT, 2020]

O curta acompanha o trabalho das Mulheres Xavante Coletoras de Sementes, que lideradas pela Cacica Carolina Rewaptu caminham em busca de sua autonomia e reflorestamento de suas terras.

5. Tecendo a Liberdade, de Luíza Matravolgyi
[DOC, 26′, SP, 2019]

Tecendo a Liberdade conta a história de mulheres que estão traçando um novo caminho para a liberdade. Através dos casos das duas cooperativas de mulheres criadas no Brasil, Tecendo a Liberdade dá um panorama sobre a crise de segurança pública no Brasil e como o encarceramento em massa não é uma solução para a crise de segurança pública.

6. Irmã de Cena, de Gisele Bernardes
[DOC, 14′, ES, 2016]

Preta Root’s e Melanina MC’s num percurso em meio ao espaço urbano e noturno.

7. Nas Curvas da Estrada, de Viviane Mayumi
[DOC, 22′, SC-PR, 2019]

Conheça as histórias de três mulheres que escolheram a estrada como companheira de trabalho. Soraya, Ivone e Maria Delaide são motoristas profissionais e tem segredos a contar Nas Curvas da Estrada.

8. O Projeto do Meu Pai, de Rosária Moreira
[ANI, 5’40”, ES, 2016]

Eu tenho um amigo que diz que a gente precisa desenhar uma mesma coisa mil vezes, até ela ficar do jeito que a gente acha que é.


O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).