A cidade de Vitória sediou a última etapa das atividades de formação do 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária, que percorreu também os municípios de Serra e Cariacica, entre os meses de agosto e setembro de 2021. As oficinas na capital foram sediadas na sede da Galpão Produções e na Associação Gold, entre os dias 13 e 17 de setembro. 

Os alunos selecionados por ordem de inscrição, via formulário Google, participaram de quatro oficinas. Três formações foram presenciais: Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, em duas turmas divididas entre as instrutoras Luara Monteiro e Thaís Gobbo; Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos, com Ursula Dart. Já a Oficina de Transmissão Ao Vivo, com Leonardo Almenara, foi realizada em formato on-line. 

Para Lucia Caus, diretora do IBCA, as atividades de formação foram uma oportunidade de promover o intercâmbio entre a cultura e a educação. “As oficinas do 27º FCV – Cultura Solidária são um espaço para instrumentalizar interessados em conhecer atividades relacionadas à cultura. As formações também consolidam a oportunidade de unir as atividades culturais a educação, um dos focos das atividades do Festival de Cinema de Vitória”. 

Fotografia  

Alunos da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, na Associação Gold. Foto: Miguel Ribes/ Acervo IBCA

As oficinas foram uma oportunidade para os inscritos ampliarem os conhecimentos em sua área. Gustavo Rachides Zetum dos Santos participou da oficina de Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, na turma da fotógrafa Luara Monteiro, e encontrou na formação uma oportunidade de ampliar os conhecimentos na área da fotografia. “Eu tenho a fotografia como um passatempo, que surgiu para mim bem cedo. Só que eu não entendia que eu gostava tanto de fotografia assim. Depois que eu fui entender, com o feedback de amigos e parentes, eu fui me interessando cada vez mais. Hoje eu já vejo a fotografia com outros olhos e até profissionalmente também”. 

Já Gabriel Oliveira, que integrou a turma de fotografia coordenada por Thais Gobbo, afirmou que a formação foi uma oportunidade de troca e aprendizado. “Foi fantástico. Não só pela pelo aprendizado, porque Thaís é uma excelente profissional, tem uma didática incrível para falar sobre fotografia e nos ensinar um pouquinho daquilo que ela sabe. Eu acho que a troca que a gente teve durante esses dias foi fundamental.  Porque são experiências de vida da nossa comunidade e que, não necessariamente, por estar inserido na comunidade a gente tem contato com essas experiências. Foi fantástico em todos os âmbitos. No âmbito do aprendizado, da troca. Foi maravilhoso”. 

Turma da Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos, na Galpão Produções. Foto: Levi Mori/ Acervo IBCA

Para Miguel Ângelo, que participou da Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos, com Ursula Dart, a atividade de formação foi uma oportunidade de ampliar os conhecimentos para a execução de projetos futuros. “Eu estou maravilhado com o curso. A oficina foi exemplar.  A Ursula tem uma didática muito boa. Foi acima da minha expectativa. A ideia que eu tenho é reorganizar as ações que eu faço na área de ação social”, pontuou ele que ainda complementou “Esse curso abriu meus horizontes. Eu tinha uma visão e deu uma renovada”. 

Live 

A Oficina de Transmissão Ao Vivo aconteceu em formato on-line e apresentou novos mecanismos para que os alunos possam realizar e transmitir eventos pela internet, modalidade que ganhou destaque durante a pandemia. Ministrada pelo publicitário Leonardo Almenara, a atividade de formação foi finalizada com com a live Conexões entre Vivências Tecnológicas.  

A live foi apresentada por Amanda Ribeiro, a transmissão exibe uma programação especial que tem início com Jorge Luiz com Lives em Condomínios. Na sequência,  Lucas Gomes com a experiência de Lives em Games; Lu Faria com Experiências de Bandas de Estrada; Vic Faria com Lives na área de saúde e prevenção de DST/AIDS . Fechando a noite,  Painel com o Grupo de Trabalho “Soluções de Baixo Orçamento para Lives”, seguido de debate.

Formação

As atividades de formação do 27º FCV – Cultura Solidária uniram cultura e educação. Foto: Levi Mori/ Acervo IBCA

As formações do 27º FCV – Cultura Solidária têm como principais objetivos a difusão cultural, o fomento e a formação de profissionais nas áreas da Cultura e da Comunicação. Cada oficina terá 10 participantes, totalizando 40 alunos por cidade. 

Os selecionados têm direito a uma bolsa de estudos no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), que será paga em duas etapas: a primeira parcela no primeiro dia de aula e a segunda ao encerramento da oficina. Totalizam R$48.000,00 (quarenta e oito mil reais), distribuídos em recursos voltados para a educação.

As atividades do projeto, por conta da pandemia da Covid-19, cumprem todas as medidas de segurança necessárias, como uso de máscaras, álcool gel e promoção do distanciamento social, observando, ainda, o Mapa de Risco vigente em cada um dos Municípios.

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).