Selfies, fotografias de comida, registros de fotojornalismo. As imagens estão inseridas no dia a dia da atualidade. A gente lê o mundo por meio dos registros fotográficos. Com a proposta de apresentar os conceitos básicos da fotografia e da câmera, além de promover a formação no universo da cultura – uma das metas das ações do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) – acontece a terceira Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, que faz parte da programação do 27º FCV – Cultura Solidária, desta vez na cidade de Vitória.

Confira as fotos da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos

A atividade de formação é dividida em duas turmas e a fotógrafa Thaís Gobbo é a instrutora do grupo que participa da oficina na Associação Grupo, Orgulho, Liberdade e Dignidade (GOLD), instituição que desenvolve diversos projetos sociais com foco nas causas LGBTQIAP+. As aulas, que começaram na terça-feira (14), são voltadas exclusivamente para pessoas trans. 

Fabiola Batista Pinto [em primeiro plano] na formação de fotografia. Foto: Miguel Ribes/ Acervo IBCA

Fabiola Batista Pinto, escolheu participar da atividade por entender que as imagens são atemporais. “Eu decidi fazer essa oficina de fotografia porque tem a ver com nosso cotidiano. Porque a fotografia é nossa realidade, nossa cultura, é a nossa vivência, é o registro das nossas formas de viver. A fotografia registra os fatos que acontecem no nosso cotidiano, além de ser uma forma de registrar para o futuro, para que outras pessoas possam ver” afirmou ela. “Eu estou amando essa oficina, adorando a turma, adorando a professora. Tudo de bom”.

Para Michelle Gama, participar da oficina está ligado à oportunidade de ampliar os conhecimentos técnicos.”Escolhi essa oficina porque resolvi me aprimorar no campo da fotografia. Principalmente no campo da auto-fotografia e gostaria de me aprofundar mais sobre essa questão. Pra mim esse primeiro dia de aula foi importante e muito produtivo”. 

Formação 

Turma da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, na Instituição Gold. Foto: Guilherme Rêbelo/ Acervo IBCA

As formações do 27º FCV – Cultura Solidária têm como principais objetivos a difusão cultural, o fomento e a formação de profissionais nas áreas da Cultura e da Comunicação. Cada oficina terá 10 participantes, totalizando 40 alunos por cidade. 

Os selecionados têm direito a uma bolsa de estudos no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), que será paga em duas etapas: a primeira parcela no primeiro dia de aula e a segunda ao encerramento da oficina. Totalizam R$48.000,00 (quarenta e oito mil reais), distribuídos em recursos voltados para a educação.

As atividades do projeto, por conta da pandemia da Covid-19, cumprem todas as medidas de segurança necessárias, como uso de máscaras, álcool gel e promoção do distanciamento social, observando, ainda, o Mapa de Risco vigente em cada um dos Municípios.

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).