A terceira e última semana de oficinas do 27º FCV – Cultura Solidária teve início na segunda-feira, 13 de setembro, na sede da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), na cidade de Vitória. 

A primeira noite na capital contou com a presença da vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes e da analista de relações institucionais da Vale, Tati Rodrigues. “A gente acredita que a cultura é capaz de transformar e que é preciso levar a cultura para todas as pessoas”, pontuou Rodrigues. 

A vice-governadora Jacqueline Moraes e a analista da Vale Tati Rodrigues na abertura das oficinas. Foto: Levi Mori/ Acervo IBCA

Tati também falou sobre a importância de apoiar projetos que promovem ações sociais por meio de atividades de formação. “Para a gente é uma questão de honra mesmo patrocinar esse projeto. Eu estou muito feliz, de verdade, de estar aqui hoje, de ter conhecido os professores, conhecido os alunos. A gente vê que pessoas que talvez não teriam a possibilidade de fazer cursos como esse tendo a oportunidade de estarem aqui, no meio de profissionais fantásticos, para aprenderem tudo isso e depois empreenderem de diversas maneiras é enriquecedor”.

Também estiveram presentes na abertura das oficinas, lideranças comunitárias de três bairros do município que foram parceiros no processo de mobilização para as inscrições: Beta Dionísio Nogueira, presidente da Associação de Moradores de Estrelinha; Rita de Cássia, presidente da Associação de Moradores do Bairro Universitário; e Paulo Sérgio Careri, presidente da Associação de Moradores do bairro Grande Vitória.

Oficinas 

Início da Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos, com Ursula Dart. Foto: Levi Mori/ Acervo IBCA

Os inscritos participam de quatro oficinas. Três formações são presenciais: Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, em duas turmas divididas entre as instrutoras Luara Monteiro e Thaís Gobbo; e a Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos, com Ursula Dart. A Oficina de Transmissão Ao Vivo, com Leonardo Almenara, acontece em formato on-line. As atividades de formação acontecem até o dia 11 de setembro. 

A secretária Ivanete Correia Barbosa Dortis decidiu participar da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, com Luara Monteiro, para aprender novas técnicas para executar um dos seus hobbies preferidos: registrar vários momentos do seu cotidiano. “Eu gosto muito de fotografar. Fotografo tudo: meus bichinhos, crianças, eu mesma, mas as fotos não ficam ‘essa maravilha’”, contou ela bem-humorada e complementou: “Eu achei que é uma oportunidade bem bacana, além de ser uma coisa que eu gosto e não tenho muita afinidade com a câmera. Aí surgiu essa oportunidade e eu achei interessante fazer”. 

Aula on-line da Oficina de Transmissão Ao Vivo, com Leonardo Almenara. Foto: Reprodução

Com uma turma heterogênea, a  Oficina de Transmissão Ao Vivo, com Leonardo Almenara, propõe uma reflexão sobre o universo da internet, além de apresentar técnicas para a transmissão de qualidade de eventos no mundo digital. Jorge Luiz, que trabalha em um condomínio da capital, decidiu participar da atividade de formação para ampliar a sua atuação profissional.  

“Durante a pandemia, as audiências relacionadas às situações jurídicas passaram a ser on-line e feitas em um aplicativo padrão. Mas eu estou fazendo a oficina para caso tenha alguma mudança no sistema e para maior entendimento do assunto, como fazer uma vídeo chamada. Busquei esse curso aqui para aprimorar e estar aprendendo sobre essa questão”. 

Formação

As formações do 27º FCV – Cultura Solidária têm como principais objetivos a difusão cultural, o fomento e a formação de profissionais nas áreas da Cultura e da Comunicação. Cada oficina terá 10 participantes, totalizando 40 alunos por cidade. 

Os selecionados têm direito a uma bolsa de estudos no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), que será paga em duas etapas: a primeira parcela no primeiro dia de aula e a segunda ao encerramento da oficina. Totalizam R$48.000,00 (quarenta e oito mil reais), distribuídos em recursos voltados para a educação.

As atividades do projeto, por conta da pandemia da Covid-19, cumprem todas as medidas de segurança necessárias, como uso de máscaras, álcool gel e promoção do distanciamento social, observando, ainda, o Mapa de Risco vigente em cada um dos Municípios.

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).