Em tempos de inúmeras ações remotas, a internet virou palco de diversas atividades. Shows, mostras cinematográficas, cursos, aulas: tudo pode e acontece em formato on-line. Com a proposta de qualificar profissionais para executar essas transmissões está sendo realizada a Oficina de Transmissão Ao Vivo, com o publicitário Leonardo Almenara. 

A oficina faz parte da programação do 27º FCV – Cultura Solidária. A atividade de formação teve início no dia 30 de agosto e acontece até o dia 03 de setembro, sempre às 19 horas, através do Google Meet, e integra as atividades do município da Serra. 

Almenara, deu as boas-vindas à turma. “Queria agradecer a equipe do Festival de Cinema de Vitória pelo convite e estar mais uma vez aqui contribuindo com as ações do Festival e da Galpão Produções. Dizer que é uma satisfação conviver esses dias aqui com vocês, compartilhando conhecimento e trocando informações”. 

Almenara também pontuou o ponto de partida da oficina de Transmissão Ao Vivo: as lives. “Nosso tema é a realização de lives, que é o grande contexto da comunicação on-line. Esse é o assunto da internet que a gente está vivendo e está cada vez mais mergulhado”.

Trecho da aula da atividade de formação que faz parte da programação do 27º FCV – Cultura Solidária. Foto: Reprodução

Além da parte prática, o curso também levanta questões teóricas como falta de privacidade, usuários como produto das redes sociais, aprofundamento da sociedade de consumo entre outros assuntos ligados ao universo on-line. 

“A partir dos anos 2000, a gente tem uma internet focada nos usuários individuais, com a criação de sites que permitem a criação de perfis individuais. São conteúdos pessoais, como fotos, vídeos, interação. São sites de perfis de usuários, como o Facebook e o Instagram”, pontuou Leonardo durante a aula.

Live

Como resultado da oficina acontece na sexta-feira (03), às 20 horas, no Canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória um bate-papo com foco no Setembro Amarelo, que trata da prevenção ao suicídio e de ações voltadas para  a saúde mental. 

A programação começa com a exibição do curta-metragem Bloom, animação de Brian Kistler e Emily Johnstone. Na sequência a psicanalista Dra. Dayse Perim participa de uma mesa virtual sobre o assunto.

Dra. Dayse Perim, administradora, psicóloga e psicanalista participante da Escola Lacaniana de Vitória – ELPV.  Mineira radicada em Vitória desde 1981, aposentada da área de tecnologia do Banestes se dedica atualmente, de forma integral, à psicanálise. Apaixonada pelo cinema, ela coordena, em parceria com Idalina Motta, o espaço Psicanálise e Cinema na ELPV.

Formação 

As oficinas tem a proposta de formação nas áreas da cultura e da comunicação. Foto: Reprodução

As formações do 27º FCV – Cultura Solidária têm como principais objetivos a difusão cultural, o fomento e a formação de profissionais nas áreas da Cultura e da Comunicação. Cada oficina terá 10 participantes, totalizando 40 alunos por cidade. 

Os selecionados têm direito a uma bolsa de estudos no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), que será paga em duas etapas: a primeira parcela no primeiro dia de aula e a segunda ao encerramento da oficina. Totalizam R$48.000,00 (quarenta e oito mil reais), distribuídos em recursos voltados para a educação.

Depois da Serra, a cidade de Cariacica recebe as oficinas, entre os dias 06 e 11 de setembro. Fechando o ciclo de formações, entre os dias 13 e 18 de setembro, as oficinas acontecem no município de Vitória. As vagas estão esgotadas. 

As atividades do projeto, por conta da pandemia da Covid-19, cumprem todas as medidas de segurança necessárias, como uso de máscaras, álcool gel e promoção do distanciamento social, observando, ainda, o Mapa de Risco vigente em cada um dos Municípios.

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).