Apresentar os conceitos básicos da fotografia e da câmera considerando o olhar observador. Essa é a proposta inicial da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, que faz parte da programação do 27º FCV – Cultura Solidária. A atividade de formação teve início no dia 30 de agosto e acontece até o dia 03 de setembro, sempre às 19 horas, no Centro Cultural Eliziário Rangel, no município da Serra. 

Dividida em duas turmas, a fotógrafa Luara Monteiro é a instrutora de uma das oficinas. A proposta da oficineira é trocar com a turma e agregar, ao conteúdo proposto por ela para as aulas, o interesse dos inscritos na formação. 

Luara Monteiro instrutora da Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, no município da Serra. Foto: Levi Mori/ Acervo IBCA

“A gente vai entender o que os alunos querem aprender para além das coisas que eu vou levar. E, a partir disso, eu vou apresentar o funcionamento da câmera, as técnicas fotográficas, o enquadramento. E também como cada um pode potencializar os seus desejos, o que dá para construir com isso. Vamos passear um pouquinho pela arte, pela publicidade, pelo cinema”, explicou ela. 

Luara, que afirmou estar muito animada com o trabalho, destacou a importância das oficinas acontecerem em três cidades da Grande Vitória. “Achei incrível essa possibilidade de fazer em municípios diferentes, A gente conversar sobre as realidades de cada município, de cada grupo. Então a oficina vai ser também, a partir do nosso primeiro dia, pensada para cada turma, de cada cidade”. 

A aluna Kelly Martins durante a oficina Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, com Luara Monteiro. Foto: Levi Mori/ Acervo IBCA

A Kelly Martins, que está participando da oficina da Luara, adorou a primeira aula. “O primeiro dia foi algo incrível para mim, uma oportunidade muito grande que eu estou tendo. Eu sou daltônica e nunca tive esse contato tão próximo com as pessoas, com o verdadeiro significado e sentimento da fotografia, além de ter contato com muitas pessoas do meio da cultura”. 

Moradora de Feu Rosa, Kelly – que também é fotógrafa – afirmou que as aulas serão muito importantes para ampliar o seu olhar para os registros fotográficos futuros. “Isso vai me ajudar bastante a desenvolver um olhar fotográfico melhor sobre política, ativismo em retratos. E isso está sendo muito bom”.  

Caroline Sabará chegou às formações do 27º FCV – Cultura Solidária por indicação de uma professora durante uma oficina audiovisual. Interessada na área da cultura, ela correu para se inscrever. “Eu brinco que eu sou tipo Eduardo e Mônica, eu quero fazer tudo que aparece: pintura, artesanato, teatro. O que eu tiver oportunidade de fazer eu vou fazer”. 

Luara acredita que a oficina também é uma ótima oportunidade para ler o mundo contemporâneo. “A gente tem uma alfabetização literária, mas a gente discute pouco as imagens, o mundo das imagens. E eu acho que isso é super importante hoje, pensando nas redes sociais, nas fake news e nesse mundo das imagens em que a gente vive hoje”. 

As oficinas tem a proposta de formação nas áreas da cultura e da comunicação. Foto: Levi/ Acervo IBCA

Formação 

As formações do 27º FCV – Cultura Solidária têm como principais objetivos a difusão cultural, o fomento e a formação de profissionais nas áreas da Cultura e da Comunicação. Cada oficina terá 10 participantes, totalizando 40 alunos por cidade. 

Os selecionados têm direito a uma bolsa de estudos no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), que será paga em duas etapas: a primeira parcela no primeiro dia de aula e a segunda ao encerramento da oficina. Totalizam R$48.000,00 (quarenta e oito mil reais), distribuídos em recursos voltados para a educação.

Depois da Serra, a cidade de Cariacica recebe as oficinas, entre os dias 06 e 11 de setembro. Fechando o ciclo de formações, entre os dias 13 e 18 de setembro, as oficinas acontecem no município de Vitória. As vagas estão esgotadas. 

As atividades do projeto, por conta da pandemia da Covid-19, cumprem todas as medidas de segurança necessárias, como uso de máscaras, álcool gel e promoção do distanciamento social, observando, ainda, o Mapa de Risco vigente em cada um dos Municípios.

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).