Começou nesta segunda-feira (30), às 19 horas, as oficinas do 27º FCV – Cultura Solidária. A primeira etapa do projeto teve início no município de Serra, cidade da Grande Vitória.  As atividades de formação acontecem entre os dias 30 de agosto e 04 de setembro, no Centro Cultural Eliziário Rangel, parceiro nesta etapa do projeto. 

Os inscritos participam de quatro oficinas. Três formações presenciais Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, em duas turmas divididas entre as instrutoras Luara Monteiro e Thaís Gobbo; Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos, com Ursula Dart, além da Oficina de Transmissão Ao Vivo, com Leonardo Almenara, em formato on-line. 

A produtora executiva do IBCA, Larissa Delbone, dando as boas-vindas aos alunos das oficinas. Foto: Levi Mori / Acervo IBCA

A produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória, Larissa Delbone, deu as boas-vindas aos alunos. “Sejam todos muito bem vindos. O projeto Cultura Solidária é uma ação de pertencimento e, principalmente, de empoderamento popular. A realização destas oficinas, que contam com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, é uma grande oportunidade de fortalecer a parceria entre a cultura e a educação”. 

Para a instrutora Luara Monteiro, a possibilidade de realizar as oficinas em cidades diferentes amplia a possibilidade de trocas e o conhecimento sobre cada território. “Achei incrível essa possibilidade de fazer em municípios diferentes. A gente conversar sobre as realidades de cada município, de cada grupo. Então a oficina vai ser também, a partir do nosso primeiro dia, pensada para cada grupo, de cada cidade, falar sobre cada município”. 

O aluno Jeferson Tolentino Ferreira após receber o kit do 27º FCV – Cultura Solidária. Foto: Levi Mori/ Acervo IBCA

Jeferson Tolentino Ferreira, aluno da Oficina de Fotografia, afirmou que a oportunidade irá ampliar a qualidade dos seus trabalhos futuros. “Eu já tinha feito uma oficina de cinema e a minha ideia é agregar mais qualidade nas minhas imagens. Melhorando os ângulos, minha visão e uma sensibilidade nova que a fotografia pode trazer”.

Thais Gobbo, que ministra uma das turmas da oficina de fotografia, também pontuou a importância das trocas. “A intenção é que a gente se conheça como participantes até para ouvir, o que eles querem aprender, o que eles querem conversar. Mas além disso, que a gente comece a trabalhar um olhar e as possibilidades que a gente tem, de pensar e agir antes mesmo de pegar uma câmera ou em um celular e apertar um botão”. 

Oficina de Fotografia: Retratos Cotidianos, com Thaís Gobbo, no Centro Cultural Eliziário Rangel. Foto: Levi Mori / Acervo IBCA

De acordo com Ursula Dart, instrutora da oficina de projetos periféricos, as formações são uma oportunidade de criar um intercâmbio de experiências entre os alunos e ela. “Eu tenho uma formação de audiovisual, mas eu pretendo fazer uma troca com os alunos de experiência de gestão, de dia a dia e de vida mesmo. Uma coisa mais abrangente dentro desse grande recorte que é fazer cultura” explicou ela. 

Wesley Cândido Zinel, que trabalha com projetos ligados ao terceiro setor, estava animado com o início das formações. Ele está inscrito na turma de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Periféricos. “Eu tô com bastante expectativa. Eu dei uma olhada sobre o trampo da Ursula, que é uma pessoa que tem know how, bagagem para passar”, pontuou ele. 

On-line 

A Oficina de Transmissão Ao Vivo, com Leonardo Almenara fez parte da programação do 27º FCV – Cultura Solidária

Além das oficinas presenciais, as atividades do 27º FCV – Cultura Solidária contam com uma atividade em formato on-line: a Oficina de Transmissão Ao Vivo, com Leonardo Almenara, que deu as boas-vindas à turma. “Queria agradecer a equipe do Festival de Cinema de Vitória pelo convite e estar mais uma vez aqui contribuindo com as ações do Festival e da Galpão Produções. Dizer que é uma satisfação conviver esses dias aqui com vocês, compartilhando conhecimento e trocando informações”. 

Almenara também pontuou o ponto de partida da oficina de Transmissão Ao Vivo: as lives. “Nosso tema é a realização de lives, que é o grande contexto da comunicação on-line. Esse é o assunto da internet que a gente está vivendo e está cada vez mais mergulhado”.

Formação

Equipe da Galpão Produções recepcionando os alunos do 27º FCV – Cultura Solidária. Foto: Levi Mori/ Acervo IBCA

As formações do 27º FCV – Cultura Solidária têm como principais objetivos a difusão cultural, o fomento e a formação de profissionais nas áreas da Cultura e da Comunicação. Cada oficina terá 10 participantes, totalizando 40 alunos por cidade. 

Os selecionados têm direito a uma bolsa de estudos no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), que será paga em duas etapas: a primeira parcela no primeiro dia de aula e a segunda ao encerramento da oficina. Totalizam R$48.000,00 (quarenta e oito mil reais), distribuídos em recursos voltados para a educação.

Depois da Serra, a cidade de Cariacica recebe as oficinas, entre os dias 06 e 11 de setembro. Fechando o ciclo de formações, entre os dias 13 e 18 de setembro, as oficinas acontecem no município de Vitória. As vagas estão esgotadas. 

As atividades do projeto, por conta da pandemia da Covid-19, cumprem todas as medidas de segurança necessárias, como uso de máscaras, álcool gel e promoção do distanciamento social, observando, ainda, o Mapa de Risco vigente em cada um dos Municípios.

O 27º Festival de Cinema de Vitória – Cultura Solidária conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Instituto Cultural Vale. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).