Acontece nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15), a partir das 19 horas, no Canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória a Itinerância Feminina – Mostra Mulheres no Cinema.

A mostra retrospectiva, que conta com a curadoria da cineasta, roteirista e escritora Saskia Sá, apresenta oito curtas-metragens (que ficarão disponíveis por dois meses após a primeira exibição) e apresentam diversos aspectos das vivências e lutas femininas no mundo contemporâneo.

Na abertura do evento, também às 19 horas, será exibido um vídeo com a editora Natara Ney. Ela fala sobre a participação plena e efetiva de mulheres nos postos de trabalho, além dos processos da construção audiovisual.

ASSISTA AQUI!

SESSÃO

Além de apresentar uma seleção com foco no cinema feminista, os oito filmes foram originalmente exibidos na Mostra Mulheres no Cinema, janela que integra a programação do Festival de Cinema de Vitória. As produções direcionam, por meio do audiovisual, a necessidade de cada vez mais desconstruir padrões que cercam e se impõem sobre vida das mulheres.

EM BUSCA DE LÉLIA, de Beatriz Vieirah

[DOC, 15′, BA, 2017]

MC JESS, de Carla Villa-Lobos

[FIC, 20′, RJ, 2018]

ESMALTE VERMELHO SANGUE, de Gabriela Altaf

[DOC, 13′, RJ, 2020]

REVEJO, de  Láisa Freitas

[DOC, 17’16”, ES, 2017]

DENTRO DE CASA, de Yasmin Nolasco

[FIC, 13’58”, ES, 2016]

FOFA, de Flora Pappalardo

[FIC, 14’30”, SP, 2018]

AFETO, de Gabriela Gaia Meirelles e Tainá Medina

[DOC, 15′, RJ, 2018]

DEUS TE DÊ BOA SORTE, de Jaqueline Farias

[DOC, 23′, PE, 2019]

Com realização da Galpão Produções Artísticas e Culturais e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA, o projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio “Cultura Digital” – Apoio à Produção de Conteúdos Digitais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.