A Mostra Foco Capixaba tem a proposta de incentivar e valorizar o cinema produzido no Espírito Santo sendo uma janela exclusiva para curtas-metragens  que abordam os discursos particulares dos realizadores capixabas, dentro da programação do Festival de Cinema de Vitória. 

Com a proposta de aprofundar a reflexão sobre a produção local, tendo como recorte a última década, acontece entre os dias 20 e 22 de julho, às 19 horas, no Canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória, o Seminário Mostra Foco Capixaba – Recorte 10 anos

A programação começa no dia 20 de julho, com a palestra Cinema: Política e Identidade, com a cineasta, roteirista e escritora Saskia Sá. No dia 21 de julho, com o produtor audiovisual, editor e curador Waldir Segundo destaca os Modos de Produção do Cinema Capixaba – Retrospecto. Fechando a programação,  o cineasta, escritor e doutor em Comunicação e Cultura Erly Vieira Jr aborda os próximos passos do Cinema Capixaba – Reflexos do Passado e Apontamentos para o Futuro

Inscrições

O Seminário Mostra Foco Capixaba – Recorte 10 anos é voltado para realizadores, produtores, jornalistas, estudantes e público em geral interessado na produção audiovisual. Os interessados em participar das palestras podem se inscrever, através de formulário disponível AQUI. A inscrição dá acesso as três palestras. Os participantes terão direito a certificado. As inscrições e a participação no evento são gratuitas

Programação

20 de Julho
Curtas-Metragens: Política e Identidade 

Com Saskia Sá

A palestra da cineasta, roteirista e escritora Saskia Sá irá transitar pelos últimos 10 anos da produção de curtas capixabas com um recorte estabelecido a partir das questões de gênero, identidade e territórios, em um diálogo com as diversas mostras temáticas e festivais do estado, pensando na exibição cinematográfica como espaços-tempos que rompem com o já estabelecido e abrem possibilidades para novos olhares. 

21 de Julho
Modos de Produção do Cinema Capixaba – Retrospecto 

Com Waldir Segundo

Em 10 anos de Mostra Foco Capixaba, o Festival de Cinema de Vitória mapeou e reconheceu a produção recente do Espírito Santo, diversa em gêneros e modos de produção. Em um paralelo com o crescimento do cinema capixaba e seu estabelecimento com um dos cinemas de grande importância no Brasil, este Seminário apresenta diversos olhares, acadêmicos, do mercado e do público sobre a última década do Cinema no Espírito Santo. A palestra será gravada.

22 de Julho
Cinema Capixaba – Reflexos do Passado e Apontamentos para o Futuro

Com Erly Vieira Jr 

Dos trabalhos pioneiros até o cenário atual, um breve panorama histórico do audiovisual capixaba, nesses quase cem anos de história – falando não só dos filmes, mas da própria vida cultural em torno da cinefilia capixaba. Um olhar aberto à força diversas vertentes dessa produção na atualidade, também demarcando os contextos históricos em que elas surgem: cinema negro, de mulheres, LGBTQIA+, indígena, periférico, outros cinemas (experimental, animação, videoclipe). Perspectivas para o futuro da produção capixaba: o audiovisual como ferramenta para transformação social – seja pela preservação de nossa memória, seja pelas possibilidades de contribuição para uma sociedade mais justa e aberta à sua diversidade.

Sobre os palestrantes 

Saskia Sá

Escritora, ilustradora, diretora e roteirista. Seu doc Rio das Lágrimas Secas participou em 25 festivais. É curadora de mostras com temática feminista. Tem interesse por cinema e literatura realizados por mulheres, principalmente de ficção científica e fantástico. Vencedora do edital PRODAV 05/2016 com o projeto da série Viagem à Xibalbá e do EDITAL SAV/MINC/FSA Nº 05 com o documentário Garotas do Game. Participou da coletânea As coisas que as mulheres escrevem, da Editora Desdêmona com o conto O Luto de Joana.

Waldir Segundo

Graduado em Cinema e Audiovisual, foi Programador do Cine Metrópolis, foi assistente de curadoria do 23º Festival de Cinema de Vitória e curador do 24º, 25º e 26º Festival de Cinema de Vitória e também participou da Comissão de Visionamento do 30º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. Atualmente produz e faz o processo curatorial do programa Cineclube TVE, na TV Educativa ES.

Erly Vieira Jr

Cineasta, escritor e pesquisador na área audiovisual. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2012), é professor do Departamento de Comunicação Social e dos programas de pós-graduação Comunicação (POSCOM), da Ufes. Realizou dez curtas-metragens, entre documentários e ficções, exibidos em diversos festivais dentro e fora do Brasil. É autor dos livros Marcus Vinícius – A presença do mundo em mim (2016), Plano Geral – Panorama histórico do cinema e vídeo no Espírito Santo (2015), Realismo sensório no cinema contemporâneo (Edufes, no prelo) e Exercícios do olhar (Ed. Cousa, no prelo). Desde 2012, é um dos curadores do Festival de Cinema de Vitória e, em 2018, participou da comissão de seleção de longas-metragens do 51º. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, o Projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.