Está no ar a Revista Panorama! A publicação, que está disponível gratuitamente em formato online na plataforma ISSUU, reúne matérias e artigos inéditos feitos especialmente para a revista que é um complemento da parte audiovisual do projeto Festival de Cinema de Vitória: Panorama Diversidade 27 Anos

O texto curatorial Diferença, Resistência e Criação: um Olhar Sobre a Diversidade nos 27 Anos do Festival de Cinema de Vitória, de autoria dos curadores da Panorama Diversidade 27 Anos, Erly Vieira Jr e Waldir Segundo, situa a importância do FCV como veículo difusor da cadeia do curta-metragem brasileiro e seu olhar moderno e atento às transformações sociais por meio do audiovisual. 

Já a matéria Festival de Cinema de Vitória: 27 Anos de Diversidade, Inclusão e Pioneirismo reforça a pluralidade do evento ao entrevistar as curadoras Flavia Candida, Saskia Sá e Thaís Souto Amorim. As três profissionais são responsáveis pela seleção de curtas de algumas das mostras temáticas que fazem parte da programação do FCV, e que dialogam com o recorte apresentado na Panorama 27 Anos. 

Outro destaque da revista é o texto O Festival e a Formação de Novos Olhares que trata das atividades de formação que acontecem dentro da programação oficial do Festival de Cinema de Vitória, um eixo importante de intercâmbio e difusão de saberes para novos profissionais. O leitor também vai poder conferir um resumo do  Laboratório Criativo – Tecnologias Sociais nos Festivais de Cinema, atividade que aconteceu entre os dias 8 e 10 de março de 2021, de forma gratuita durante o evento. 

Além disso, estão disponíveis as fichas técnicas dos 20 curtas-metragens exibidos nas três mostras que integram a Panorama Diversidade 27 Anos, que mostram as equipes e profissionais que fazem o cinema brasileiro. 

Panorama Diversidade 27 Anos

O Festival de Cinema de Vitória: Panorama Diversidade 27 Anos é um projeto retrospectivo que apresenta 20 curtas-metragens exibidos no Festival de Cinema de Vitória ao longo de quase três décadas de existência. 

A programação, que acontece até o dia 26 de março, foi dividida em três programas: Mostra Panorama Brasil, que trata da diversidade de temas associados ao Brasil; Mostra Panorama Espírito Santo, que joga luz sobre o cinema produzido no Estado que sedia o evento; e Mostra Panorama Diversidade, que trata da diversidade sexual e de gênero. 

As mostras contam com a curadoria do cineasta, escritor e pesquisador na área audiovisual, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, e professor do POSCOM, da Ufes Erly Vieira Jr, e do produtor audiovisual, editor e curador, Waldir Segundo.

Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, o projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço
Revista Panorama
Disponível gratuitamente em formato online AQUI

Festival de Cinema de Vitória: Panorama Diversidade 27 Anos 
Quando: até 26 de março 
Onde: Canal do YouTube Festival de Cinema de Vitória
Online e Gratuito