Que tal aprender os principais passos para a construção de um evento audiovisual? Como parte da programação do Festival de Cinema de Vitória: Panorama Diversidade 27 anos, que conta com recursos da Lei Aldir Blanc, será ofertado – entre os dias 1º e 3 de março – o Laboratório Criativo – Tecnologias Sociais nos Festivais de Cinema. O workshop online e gratuito irá tratar, em três aulas, sobre as etapas que levam a construção de um festival de cinema. As inscrições acontecem a partir de 24 de fevereiro, via formulário Google. A seleção dos participantes é por ordem de inscrição.

As aulas são sobre produção, – com foco em gestão de projeto -, mobilização comunitária e produção executiva. Serão disponibilizadas 20 vagas (que terão direito a certificado após a conclusão do curso). As aulas também estarão abertas para 100 ouvintes. O público alvo da formação são produtores, artistas e articuladores culturais, além do público em geral interessado no tema. 

Facilitadores

Fran de Oliveira é produtor, realizador e editor no Festival de Cinema de Vitória há mais de 20 anos. Também atua como orientador em oficinas de animação, além de ser programador e animador audiovisual. Fran ministrará aula sobre mobilização comunitária. 

Guilherme Rebêlo é produtor e projetista cultural. Com 10 anos de experiência, atua em projetos nas áreas da artes, cultura e direito humanos com foco em difusão e formação de plateia. Atualmente desenvolve projetos no Instituto Brasil de Cultura e Arte, como o Festival de Cinema de Vitória.Dirigiu a produção de filmes como Pássaro Sem Plumas e Zacimba Gaba – Um Tiro no Escuro, ambos com direção de Tati Rabelo e Rod Linhales. No grupo Assédio Coletivo, desenvolveu projetos como Festival Tarde no Bairro, Webséries e Reviravolta Coletiva. Guilherme ministrará aula sobre produção com foco em gestão de projetos. 

Larissa Delbone é advogada e produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória e diretora do Instituto Brasil de Cultura e Arte. Atua em projetos na área da cultura, artes, assistência social e direitos humanos. Larissa ministrará aula sobre produção executiva. 

Panorama Diversidade 27 Anos 

O Festival de Cinema de Vitória: Panorama Diversidade 27 Anos é um projeto retrospectivo que apresenta 20 curtas-metragens exibidos no Festival de Cinema de Vitória ao longo de quase três décadas de existência. 

A programação foi dividida em três programas: Mostra Panorama Brasil, que trata da diversidade de temas associados ao Brasil; Mostra Panorama Espírito Santo, que joga luz sobre o cinema produzido no Estado que sedia o evento; e Mostra Panorama Diversidade, que trata da diversidade sexual e de gênero. 

Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, o projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço 
Laboratório Criativo – Tecnologias Sociais nos Festivais de Cinema
Quando:  1º a 3 de março, 19h30 
Inscrições: a partir de 24 de fevereiro em festivaldevitoria.com.br (acesse aqui
Vagas: 20 (que terão direito a certificado) além de estar aberto para 100 ouvintes
Online e Gratuito