Apresentar um recorte de quase três décadas do Festival de Cinema de Vitória por meio do seu principal produto: os filmes. Essa é a proposta do Festival de Cinema de Vitória: Panorama Diversidade 27 Anos, projeto que conta com recursos da Lei Aldir Blanc, e estará disponível para o público a partir do dia 24 de fevereiro, às 19 horas, em formato online e gratuito, no Canal de Youtube do evento, e segue disponível até o dia 26 de março. A programação também oferece um minicurso voltado para a produção e o lançamento de uma revista online.  

Serão exibidos 20 curtas-metragens que apresentam um recorte simbólico da produção audiovisual no Brasil, ao longo dos últimos 27 anos. A programação foi dividida em três programas: Mostra Panorama Brasil; Mostra Panorama Espírito Santo; e Mostra Panorama Diversidade

“Os filmes que compõem o Panorama Diversidade 27 Anos são um belo resumo dessas quase três décadas de Festival de Cinema de Vitória. Esses curtas simbolizam a potência, a diversidade e a criatividade do cinema produzido no Brasil nos últimos anos, além do talento de nossos realizadores e realizadoras. A seleção também é a síntese da pluralidade do que é o Festival de Cinema de Vitória: um evento para todos” disse Lucia Caus, diretora do Festival de Cinema de Vitória. 

Mostras 

As mostras contam com a curadoria do cineasta, escritor e pesquisador na área audiovisual, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, e professor do POSCOM, da Ufes Erly Vieira Jr, e do produtor audiovisual, editor e curador, Waldir Segundo.

Santos Imigrantes é um dos filmes que serão exibidos na Mostra Panorama Brasil

A Mostra Panorama Brasil apresenta cinco filmes que focam na pluralidade apresentada na programação do Festival de Cinema de Vitória que, ao longo dos anos, exibiu filmes com temas, gêneros e realizadores diversos. “Este programa busca traduzir a ideia central do festival, que fala de diversidade e resistência dentro do cinema brasileiro, a partir de um recorte que aborda essas questões tanto nas temáticas quanto nos modos de produzir imagens nas mais diversas regiões”, explicam os curadores.

O curta Água Viva é um dos sete trabalhos que integra a Mostra Panorama Espírito Santo

Sendo o FCV uma das janelas mais importantes para o fomento do cinema realizado no Estado, a Mostra Panorama Espírito Santo apresenta um recorte particular, a partir da seleção de sete curtas, sobre a produção local. “Para discutirmos questões de diversidade e resistência no cinema capixaba, temos aqui uma seleção bastante pautada pelo olhar feminino e também pelo olhar negro, atentando para o fato de que a diversidade de gênero e raça por trás das câmeras é um processo que só muito recentemente ganhou força aqui no ES” destacam Erly e Waldir. 

Ney Matogrosso é o protagonista de Depois de Tudo que faz parte da Mostra Panorama Diversidade

Fechando a seleção estão os oito filmes da Mostra Panorama Diversidade. “Para este programa, pensamos no foco de diversidade sexual e de gênero, entrelaçando filmes de diversas épocas para apresentar um pouco de como foi se desenvolvendo o cinema LGBTQIA+ brasileiro” finaliza a dupla.

Curadores 

Erly Vieira Jr

Cineasta, escritor e pesquisador na área audiovisual. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2012), é professor do Departamento de Comunicação Social e do programa de pós-graduação Comunicação (POSCOM), da Ufes. Realizou dez curtas-metragens, entre documentários e ficções, exibidos em diversos festivais dentro e fora do Brasil. É autor dos livros Marcus Vinícius – A presença do mundo em mim (2016), Plano Geral – Panorama histórico do cinema e vídeo no Espírito Santo (2015), Realismo sensório no cinema contemporâneo (Edufes) e Exercícios do olhar (Ed. Cousa). Desde 2012, é um dos curadores do Festival de Cinema de Vitória e, em 2018, participou da comissão de seleção de longas-metragens do 51º. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Waldir Segundo

Graduado em Cinema e Audiovisual (Ufes) e mestrando em Cinema e Artes do Vídeo (Unespar), foi Programador do Cine Metrópolis, foi assistente de curadoria do 23º Festival de Cinema de Vitória e curador do 24º, 25º, 26º e 27º Festival de Cinema de Vitória e também participou da Comissão de Visionamento do 30º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, entre outros. Atualmente produz e faz o processo curatorial do programa Cineclube TVE, na TV Educativa ES.

Curso 

Como parte da programação do Panorama Diversidade 27 anos será ofertado,  entre os dias 1º e 3 de março, o Laboratório Criativo – Tecnologias Sociais nos Festivais de Cinema. O curso online e gratuito irá tratar, em três aulas, sobre as etapas que levam a construção de um festival de cinema. As aulas são sobre produção, – com foco em gestão de projeto -, mobilização comunitária e produção executiva. 

O público alvo da formação são produtores, artistas e articuladores culturais, além do  público em geral interessado no tema. Serão disponibilizadas 20 vagas (que terão direito a certificado após a conclusão do curso) além de estar aberto para 100 ouvintes. As inscrições acontecem a partir de 24 de fevereiro, via formulário Google. A seleção dos participantes é por ordem de inscrição.

Os facilitadores do curso são o produtor e realizador,  Fran de Oliveira; o produtor e projetista cultural Guilherme Rêbelo; e a advogada e produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória e diretora do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA),  Larissa Delbone.  

Revista 

Além das exibições e do curso será lançada a Revista Panorama. A publicação irá reunir os textos da curadoria sobre as três mostras exibidas dentro do Panorama Diversidade 27 Anos e as fichas técnicas completas dos 20 filmes que fazem parte da programação.    

Identidade Visual 

A identidade visual do projeto Festival de Cinema de Vitória: Panorama Diversidade 27 Anos utiliza a obra do artista plástico Hélio Coelho e foi idealizada pelo designer Gustavo Binda. O artista também inspirou a identidade visual do 27º Festival de Cinema de Vitória, desenvolvida pela pela crítica de arte, curadora, artista de formação e produtora, Neusa Mendes, ao lado da designer Anaise Perrone. 

Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, o Projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
PANORAMA DIVERSIDADE 27 ANOS

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

MOSTRA PANORAMA BRASIL – 80’

Sweet Karolynne (Ana Bárbara Ramos, PB, DOC, 2009, 15’)
Santos Imigrantes (Thiago Costa, SP, FIC/EXP, 2018, 7’)
Porcos Raivosos (Isabel Penoni e Leonardo Sette, PE, FIC/DOC,2012, 10’)
No Devagar Depressa dos Tempos (Eliza Capai, SP/ES/PI, DOC, 2015, 25’)
BR3 (Bruno Ribeiro, RJ, FIC, 2018, 23’)

MOSTRA PANORAMA ESPÍRITO SANTO – 99’

Agrados para Cloê  (Jefinho Pinheiro, ES, FIC, 2007, 21’)
Água Viva (Bárbara Ribeiro, ES, DOC, 2018, 13’)
Domingo (Henrique do Carmo, ES, DOC, 2018, 5’)
Mulheres do Congo (Sandy Vasconcelos, ES, DOC, 2014, 16’)
Braços Vazios (Daiana Rocha, ES, FIC, 2017, 16’)
Vento Sul (Saskia Sá, ES, FIC, 2014, 13’)
Anchieta – Nossa História (Hegli Lotério, ES, DOC, 2014, 15’)

MOSTRA PANORAMA DIVERSIDADE – 96’

Montação (Wan Viana, ES, DOC, 2016, 15’)
Tailor (Calí dos Anjos, RJ, DOC, 2017, 10’)
Selma Depois da Chuva (Loli Menezes, SC, 2019, FIC, 12’)
O Olho e o Zarolho (Juliana Vicente e René Guerra, 2013, FIC, 16’)
Depois de Tudo (Rafael Saar, 2008, FIC, 12’)
One Man Show (Lobo Pasolini, ES, EXP, 1991, 1’)
Peixe (Yasmin Guimarães, MG, FIC, 2019, 17’)
Manaus Hot City (Rafael Ramos, AM, FIC, 2020, 13’)

Serviço
Festival de Cinema de Vitória: Panorama Diversidade 27 Anos
 
Quando: 24 de fevereiro a 26 de março 
Onde: Canal do YouTube Festival de Cinema de Vitória
Online e Gratuito
Laboratório Criativo – Tecnologias Sociais nos Festivais de Cinema
Quando:  1º a 3 de março, 19h30 
Inscrições: a partir de 24 de fevereiro no site festivaldevitoria.com.br
Vagas: 20 (que terão direito a certificado) além de estar aberto para 100 ouvintes
Online e Gratuito