Artista que sintetiza o melhor do Brasil, Gilberto Gil foi o Homenageado Nacional do 27º Festival de Cinema de Vitória. A cerimônia, que contou com a apresentação de Priscila Gama e Armando Babaioff, aconteceu na noite de domingo (29) e foi transmitida ao vivo na plataforma Innsaei.TV e no Canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória

Quem abriu a homenagem foi a atriz  e cantora Zezé Motta, que apresentou um medley de Andar com Fé e Aquele Abraço, dois clássicos do artista baiano. “Gil, meu querido, parabéns por essa homenagem merecida. Você é maravilhoso. Te adoro. Um beijão saudoso!” disse a artista com seu sorriso contagiante. 

O artista com o Caderno do Homenageado: publicação exclusiva com texto do escritor Jace Theodoro e edição de Lucia Caus

A cerimônia destacou o trabalho de Gil no cinema, como autor de trilhas sonoras clássicas do cinema brasileiro, além da sua participação em documentários. Na sequência foi exibido o teaser inédito e exclusivo do documentário Disposições Amoráveis, de Ana de Oliveira, que apresenta o artista em vários lugares do mundo em diálogo com grandes personalidades, como o ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica e a líder espiritual indiana, Amma.  

Ana de Oliveira enviou um recado afetuoso para o homenageado. “Gilberto Gil é um intérprete do espírito da civilização brasileira, naquilo que ela tem de mais digno, mais íntegro. E que nos faça prescindir o nosso destino coletivo mais elevado. Gil é um avatar da bondade. Parece que ele tem um segredo que nos conecta com os impulsos humanos mais profundos, os de fazer o bem, os de produzir belezas e de amar”. 

Diretamente da Grécia, a cantora Katerina Polemi cantou Cinema Novo, parceria de Gil com Caetano Veloso lançada no antológico álbum Tropicália Dois. A música faz um passeio pela história do cinema brasileiro. “Suas músicas, melodias, ritmos, poesia e, pessoalmente sua filosofia de vida, que nos chega através de suas canções são para mim muito importante. É uma grande escola o que você oferece pra gente” disse a cantora. 

Em sua casa o baiano recebeu o tradicional Troféu Vitória, por sua contribuição para a o cinema e cultura do Brasil, o Caderno do Homenageado, publicação exclusiva com texto assinado pelo jornalista e escritor Jace Theodoro e edição de Lucia Caus, além de uma escultura inédita criada pelo artista José Carlos Vilar e uma joia exclusiva da Carla Buaiz Jóias

Em vídeo produzido pelo Canal Brasil, especialmente para a homenagem, foi possível acompanhar a riquíssima história do artista. Entre imagens que trazem para a tela a infância do cantor, depoimentos, entrevistas e trechos de show, Gilberto Gil sintetiza o poder da cultura para um país. “Encarar a cultura como um fator importante para o desenvolvimento”. 

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Confira na íntegra a homenagem ao cantor Gilberto Gil!