Na tarde da quinta-feira (26) o público conferiu a Masterclass Distribuição no Cinema, com o diretor, produtor e distribuidor de filmes nacionais Cavi Borges. A aula tratou das formas de distribuição em diversos eventos, como vender um filme, ganhar dinheiro com um curta-metragem, caminhos alternativos para distribuição, entre outros assuntos. 

Cavi Borges é diretor, produtor e distribuidor de filmes nacionais. Como diretor já fez 15 longas e 52 curtas. Como produtor já fez 81 longas e 154 curtas ganhando 178 prêmios em Festivais nacionais e internacionais. Começou a distribuir seus filmes há 10 anos tendo lançado nos cinemas e tv mais de 50 titulos nacionais.

O bate-papo teve início com o diretor fazendo uma reflexão sobre o crescimento da produção audiovisual brasileira nos últimos anos. “A gente nunca produziu tantos filmes, e o nosso problema era o que fazer com esses filmes. Onde mostrá-los, como fazer chegar ao público, como fazer isso voltar em dinheiro, vendas e visualizações?” questionou o produtor. 

Na sequência ele pontuou o que talvez seja um dos entraves da produção nacional. “Observando de dentro (do mercado) a distribuição talvez seja o grande gargalo, o grande problema do cinema brasileiro a ser resolvido. Como lançar esses filmes nas salas de cinema, no streaming, na internet, ou na tv, como fazer com o que o máximo de pessoas veja o seu filme? Essa é uma questão que assola todos os produtores e diretores atualmente”.

Para o produtor, um dos ‘pecados’ da indústria, é não pensar estratégias individuais para cada produção. “Observando de uma forma geral, cada filme pode ser pensado de uma forma diferente. Eu acho que o grande erro, dessas grandes distribuidoras é pensar da mesma forma com todos os filmes. Eu acho que cada filme tem uma característica, cada tem uma especificidade, tem um público. Então um bom distribuidor tem que pensar individualmente cada filme que ele está lançando e criar uma estratégia específica para cada filme”.

Cavi deu uma dica valiosa para quem quer trabalhar com cinema. “Acho fundamental ver filmes. Ver muitos filmes. Estar sempre antenado com que está acontecendo. Observar a forma que os filmes estão sendo lançados porque isso está sempre mudando. Não existe uma fórmula fechada ou certa, mas você tem que estar sempre aberto a mudanças principalmente”. 

Cavi também deu várias dicas voltadas para o curta-metragem, como vender um curta para um canal de televisão, e também respondeu as perguntas do público. Ficou curioso? 

Confira na íntegra a Masterclass Distribuição no Cinema com Cavi Borges

As masterclasses e workshops do 27º Festival de Cinema de Vitória são resultado da parceria e articulação da montadora e editora, Natara Ney, e da generosidade dos profissionais em cederem seu trabalho de forma gratuita ao festival.