O terceiro dia de formação do 27º Festival de Cinema de Vitória  apresentou para o público a Masterclass Como Produzir Um Curta-metragem com o diretor, roteirista e produtor Tiago Minamisawa. A aula apresentou e detalhou as etapas de produção de um curta-metragem (direcionado para curtas de animação, mas abrangendo qualquer linguagem) desde a ideia até a distribuição de um filme. 

Para ilustrar as etapas e comentar experiências próprias do autor, iremos apresentar os curtas que ele produziu, além de entender o curta-metragem como um produto independente. 

“Essa masterclass tem o objetivo de pensar o curta-metragem de uma forma mais estratégica, que olhe para todas as fases de produção de uma forma mais específica e entendo o curta-metragem como um produto audiovisual único e não como uma passagem para o longa-metragem como acontece em muitos casos” pontuou o realizador.

Tiago afirmou a importância de pensar qual o destino do seu curta, mesmo antes de você finalizar o argumento do trabalho. “Eu gosto de pensar o produção de qualquer obra audiovisual, mas principalmente, de um curta-metragem em um aspecto do final para o começo. E como seria isso? É você entender para que seu curta se destina. Qual o seu objetivo final com ele, antes mesmo de você selecionar a ideia que mais se encaixa. Você que um curta que vai participar de festivais? Um curta que vai ter o patrocínio de uma marca? Você que um curta que seja direcionado para festivais de gênero? Todos esses pensamentos são muito importantes mesmo antes da gente começar a desenvolver a produção”.

O diretor também pontuou a importância de tanto profissionais iniciantes quanto mais experimentados pelo mercado planejarem as etapas do seu projeto. Isso evita frustrações e dinamiza o orçamento do filme. “A falta desse pensamento de estratégia leva para algumas frustrações. Você passa um tempão de produção, às vezes gasta um dinheiro, e quando chega no final da produção esse filme não dá o resultado que você esperava. Saber o unir o seu objetivo final e qual ideia você vai produzir é muito importante. Às vezes parece um pouco óbvio, mas é o erro da maior parte das produções”.

As masterclasses e workshops do 27º Festival de Cinema de Vitória são resultado da parceria e articulação da montadora e editora, Natara Ney, e da generosidade dos profissionais em cederem seu trabalho de forma gratuita ao festival. 

Clica no vídeo e assista na íntegra Masterclass Como Produzir Um Curta-metragem com Tiago Minamisawa