A diversidade toma conta do 3º dia do 27º Festival de Cinema de Vitória. Hoje a programação recebe a 10ª Mostra Quatro Estações e o primeiro dia de exibição da 1ª Mostra TransAudioVisual, a 3ª Sessão Competitiva Nacional e a 3ª Mostra Cinema de Bordas. 

Debates 

O segundo dia de debates com os realizadores sobre as suas produções, têm início a partir das 11 horas, sobre os filmes exibidos na Segunda Sessão Competitiva Nacional, que exibiu quatro curtas da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e um longa da 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas

A partir das 15 horas, acontece o debate  sobre a seleção da 9ª Mostra Corsária, que exibiu curtas-metragens que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica. Na sequência, às 16 horas,  é a vez do debate da 3ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental, que abre espaço para o debate sobre sustentabilidade e questões ambientais por meio do audiovisual.

Os bate-papos acontecem no Canal de Youtube do FCV e serão conduzido pelo jornalista e crítico de cinema, Filippo Pitanga; e pela doutoranda em psicologia e cinema pela USP e crítica de cinema para o portal Geledés, Viviane A. Pistache

Formação 

A programação de formação tem início às 13 horas, com a  Masterclass Como Produzir Um Curta-metragem, com o diretor, produtor e roteirista Tiago Minamisawa. A masterclass irá apresentar e detalhar as etapas de produção de um curta-metragem (direcionado para curtas de animação, mas abrangendo qualquer linguagem) da ideia até a distribuição de um filme. Para ilustrar as etapas e comentar experiências próprias do autor, iremos apresentar os curtas que ele produziu.

A partir das 15 horas é a vez da Masterclass Distribuição no Cinema, com o diretor, produtor e distribuidor de filmes nacionais Cavi Borges. A aula vai tratar das formas de distribuição em diversos eventos, como vender um filme, ganhar dinheiro com um curta-metragem, caminhos alternativos para distribuição, entre outros assuntos. 

Para participar não precisa de nenhum pré-requisito. É só acessar o Canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória e acompanhar. Não precisa se inscrever.

Mostras 

Agachem, Segurem, Formem, Arrasem, de Caio Baú, será exibido na 10ª Mostra Quatro Estações

O público vai poder conferir a Terceira Sessão Competitiva Nacional, com a exibição de quatro curtas da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que apresenta uma seleção de títulos da safra recente do cinema brasileiro. São eles: Baile, de Cíntia Domit Bittar; O Tempo e a Falta, de Claudiana Braga; Quinze, de Isis Caroline; e Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira.

Os outros dois filmes que compõem a Terceira Sessão Competitiva Nacional são Um Dia com Jerusa, de Viviane Ferreira; e O Livro dos Prazeres, de Marcela Lordy, que fazem parte da 10ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas

A 10ª Mostra Quatro Estações, apresenta produções que abordam a temática da diversidade sexual. O público vai poder conferir quatro filmes: Babi & Elvis, de Mariana Borges; Agachem, Segurem, Formem, Arrasem, de Caio Baú; Bonde, de Asaph Luccas; Convictas, de Kamila Barbosa Ferreira. 

Outro destaque é a 3ª Mostra Cinema de Bordas, que reúne produções periféricas, de baixo orçamento, realizadas por cineastas autodidatas de pequenas cidades ou arredores das grandes capitais e conta com a curadoria da pesquisadora e escritora Bernadette Lyra. Serão exibidos três curtas-metragens, Nuvem Baixa, de André Okuma; Marta Morta, de Rubens Mello; e Os Crimes da Rua do Arvoredo, de Patty Fang, além do longa-metragem Comando Central, Antônio Estevão. 

Estreando no FCV, a  1ª Mostra AudioTransVisual. Idealizada por André da Costa, a janela é resultado de um curso online e gratuito – proposto durante a pandemia de COVID-19 -, que possibilitou a formação de 30 alunes trans de 13 estados brasileiros. Serão exibidos cinco curtas: Tia Iracy Futebol Clube, de Layla Sah; A Neta de Cibele, de Nicole Terra; Oficina do Diabo, de Caim Pacheco; À Procura de Pandora, de Louise Xavier; A Hora do Banho, de Cenobite Monroe. 

Todas as mostras entram no ar a partir das 19 horas na plataforma InnSaei.TV, com exceção da 1ª Mostra TransAudioVisual, disponível no Canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória. Os filmes podem ser acessado gratuitamente por 24 horas.  

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
PROGRAMAÇÃO – 26 DE NOVEMBRO

Quinta- feira

11h Debate Segunda Sessão Competitiva Nacional
13h Masterclass Como Produzir Um Curta-metragem com Tiago Minamisawa
15h Debate 9ª Mostra Corsária
15h Masterclass Distribuição no Cinema com Cavi Borges
16h Debate 3ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental

19h Terceira Sessão Competitiva Nacional

Baile, de Cíntia Domit Bittar (FIC, SC, 18′)
O Tempo e a Falta, de Claudiana Braga (DOC, ES, 17′)
Quinze, de Isis Caroline (FIC, SP, 18′)
Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira (FIC, SP, 20′)
Um Dia com Jerusa, de Viviane Ferreira (FIC, SP, 74’)
O Livro dos Prazeres, de Marcela Lordy (FIC, RJ, 99’)

10ª Mostra Quatro Estações

Babi & Elvis, de Mariana Borges (DOC, MG, 18′)
Agachem, Segurem, Formem, Arrasem, de Caio Baú (DOC, SP, 10′)
Bonde, de Asaph Luccas  (FIC, SP, 18′)
Convictas, de Kamila Barbosa Ferreira (DOC, ES, 16’)

3ª Mostra Cinema de Bordas

Comando Central, Antônio Estevão (FIC, ES, 75’)
Nuvem Baixa, de André Okuma (FIC/EXP, SP, 15’)
Marta Morta, de Rubens Mello (FIC, SP, 8’)
Os Crimes da Rua do Arvoredo, de Patty Fang (DOC, RS, 9’)

1ª Mostra TransAudioVisual

Tia Iracy Futebol Clube, de Layla Sah
A Neta de Cibele, de Nicole Terra
Oficina do Diabo, de Caim Pacheco
À Procura de Pandora, de Louise Xavier
A Hora do Banho, de Cenobite Monroe