O segundo dia do 27º Festival de Cinema de Vitória segue com uma programação intensa e totalmente online e gratuita. O público vai poder conferir duas atividades de formação, debates, a 2ª Sessão Competitiva Nacional, 9ª Mostra Corsária e a 3ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental. 

Formação

A programação começa com uma atividade de formação. A partir das 10 horas, tem início a Masterclass Processos da Montagem, com o diretor e montador de cinema e TV Pedro Bronz. A aula propõe reflexões sobre os métodos ou a falta de métodos dentro de um processo de montagem em um filme documentário.

Às 19h30, o público vai poder conferir a Mesa Assistência e Pós-Produção com a assistente de edição de TV e cinema Itauana Coquet, com a produtora de finalização na TV Zero Cinema Nat Mizher e com o Editor e Finalizador André Índio. A Masterclass apresenta uma visão global da pós-produção e sua importância no desenvolvimento e produção de projetos audiovisuais. Introduz questões pertinentes ao uso de imagens de arquivo em documentários e provoca uma reflexão sobre as relações profissionais no mercado.

Para participar não precisa de nenhum pré-requisito. É só acessar o YouTube do Festival de Cinema de Vitória e acompanhar. Não precisa se inscrever.

Debates 

Na quarta-feira, a partir das 11 horas, acontece o primeiro debate sobre as produções junto dos realizadores, sobre os cinco primeiros filmes da Primeira Sessão Competitiva Nacional, que exibiu quatro curtas da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e o primeiro longa da 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas

A partir das 15 horas, acontece o debate  sobre a seleção da 7ª Mostra Outros Olhares, que propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares.

O bate-papo acontece no Canal de Youtube do FCV e será conduzido pelo jornalista e crítico de cinema, Filippo Pitanga; e pela doutoranda em psicologia e cinema pela USP e crítica de cinema para o portal Geledés, Viviane A. Pistache

Mostras 

Sirumi, de Thiago Camargo, será exibido na 3ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental

O público vai poder conferir a Segunda Sessão Competitiva Nacional, com a exibição de quatro curtas da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que apresenta uma seleção de títulos da safra recente do cinema brasileiro. São eles: Parte do Que Parte Fica, de Camilla Shinoda; Manaus Hot City, de Rafael Ramos; Ser Feliz no Vão, de Lucas H. Rossi dos Santos; Inabitáveis, de Anderson Bardot. 

O documentário Yãmĩyhex: as Mulheres-Espírito, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali, é o destaque da 10ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. Outras duas janelas de exibição ganham destaque nesta quarta-feira: a 9ª Mostra Corsária e 3ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental.

A 9ª Mostra Corsária, que exibe curtas-metragens que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica. Os sete curtas que serão exibidos são: Cultural, de Armando Lima; Temporal, de Maíra Campos e Michel Ramos; O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli; Naquela Época Devoraram Meus Olhos, de Cleissa Regina Martins; 3 Gotas, de Luiz Will Gama; e O Jardim Fantástico, de Fábio Baldo e Tico Dias ; 

Já a 3ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental, abre espaço para o debate sobre sustentabilidade e questões ambientais por meio do audiovisual. Serão exibidos quatro filmes: Raízes, de Coletivo FemArte; Rocha Matriz, de Cristal Líquido; Comendo Cérebros, de Almir Correia; e Sirumi, de Thiago Camargo.

Todas as mostras entram no ar a partir das 19 horas na plataforma InnSaei.TV. Os filmes podem ser acessado gratuitamente por 24 horas.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). 

27º Festival de Cinema de Vitória
PROGRAMAÇÃO – 25 DE NOVEMBRO

Quarta- feira


10h Masterclass Processos da Montagem com Pedro Bronz
11h Debate Primeira Sessão Competitiva Nacional
15h Debate 7ª Mostra Outros Olhares
19h30 Mesa Assistência e Pós-Produção com Itauana Coquet, Nat Mizher e André Índio

19h Segunda Sessão Competitiva Nacional

Parte do Que Parte Fica, de Camilla Shinoda (FIC, DF, 20′)
Manaus Hot City, de Rafael Ramos (FIC, AM, 13′)
Ser Feliz no Vão, de Lucas H. Rossi dos Santos (DOC, RJ, 12′)
Inabitáveis, de Anderson Bardot (FIC, ES, 25′)
Yãmĩyhex: as Mulheres-Espírito, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali (DOC, MG, 76’)

9ª Mostra Corsária

Cultural, de Armando Lima (EXP, SP, 6′)
Temporal, de Maíra Campos e Michel Ramos (FIC, MG, 8′)
O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli (FIC, RJ, 10′)
Pátria, de Lívia Costa e Sunny Maia (DOC, CE, 8’)
Naquela Época Devoraram Meus Olhos, de Cleissa Regina Martins (EXP, RJ, 4’)
3 Gotas, de Luiz Will Gama (EXP, ES, 8’)
O Jardim Fantástico, de Fábio Baldo e Tico Dias (FIC, SP, 20′)

3ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental

Raízes, de Coletivo FemArte (FIC, RJ, 7’)
Rocha Matriz, de Cristal Líquido (Miro Soares e Gabriel Menotti) (DOC, ES, 25’)
Comendo Cérebros, de Almir Correia (ANI, PR, 5’)
Sirumi, de Thiago Camargo (FIC, GO, 19’)