Começa nesta terça-feira, a partir das 19 horas, o 27º Festival de Cinema de Vitória. Entre os dias 24 e 29 de novembro o público vai poder conferir a primeira edição em formato online do evento, que em 2020 precisou se readaptar em função da pandemia da Covid-19. 

Este ano, serão exibidos 101 filmes, entre longas e curtas-metragens, divididos em 13 mostras: 12 competitivas e uma fora de competição, além de uma Sessão Especial de Abertura

As sessões começarão sempre às 19 horas e ficam disponíveis para serem assistidas durante 24 horas. A programação será atualizada diariamente e exibida na plataforma InnSaei.TV de forma totalmente gratuita.

Abertura e Homenagem Capixaba 

Claudino de Jesus é o Homenageado Capixaba do 27FCV. Foto: Sérgio Cardoso

A primeira noite do evento será apresentada pelo ator Armando Babaioff e pela jornalista Renata Rasseli. Abrindo a programação, a homenagem a Claudino de Jesus.  Produtor, ator, técnico e diretor nas áreas de audiovisual e artes cênicas, ele é um dos principais personagens da retomada do movimento cineclubista brasileiro no início dos anos 2000, que o levou à presidência do Conselho Nacional de Cineclubes (1981 a 1995 / 2004 a 2010) e à presidência da Federação Internacional de Cineclubes (FICC), cargo exercido por quase dez anos – de 2010 a 2019.

Além da trajetória múltipla no mundo das artes, Claudino também é médico, gestor público, professor universitário e ambientalista. O que une essas diferentes áreas de atuação em sua biografia é o seu engajamento nas causas coletivas, na defesa da democracia e da diversidade.

Mostras

O Cemitério das Almas Perdidas, novo filme de Rodrigo Aragão, será exibido na Sessão Especial de Abertura

O público também vai poder conferir os cinco primeiros filmes da Primeira Sessão Competitiva Nacional, com os curtas da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com uma seleção de títulos da safra recente do cinema brasileiro; a 10ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com o longa Pureza, de Renato Barbieri, e a seleção da 7ª Mostra Outros Olhares, que propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares.

Outro destaque da noite é Sessão Especial de Abertura, que irá apresentar o filme O Cemitério das Almas Perdidas, do diretor Rodrigo Aragão. O longa-metragem conta com efeitos especiais extremamente elaborados, grandes cenários e dezenas de figurantes. Aragão é um dos maiores nomes de destaque do cinema de horror tanto no Brasil quanto no mercado internacional.

Masterclass 

As masterclasses também começam nesta terça-feira, das 13 às 16 horas. A primeira aula será o Workshop Básico de Assistência de Direção, com o diretor Hsu Chien que dará informações básicas sobre as funções do assistente de direção no audiovisual, mostrando a diferença entre as funções no cinema e na tv. Vamos falar de documentos importantes realizados pelo assistente de direção: análise técnica, plano de filmagem e ordem do dia. 

Para participar não precisa de nenhum pré-requisito. É só acessar o Canal de YouTube do Festival de Cinema de Vitória e acompanhar. Não precisa se inscrever.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
PROGRAMAÇÃO – 24 DE NOVEMBRO

Terça-feira

13h Workshop Básico de Assistência de Direção, com Hsu Chien
19h Cerimônia de Abertura
Homenagem a Claudino de Jesus

Primeira Sessão Competitiva Nacional

4 Bilhões de Infinitos, de Marco Antônio Pereira (FIC, MG, 15′)
Ilhas de Calor, de Ulisses Arthur (FIC, AL, 20′)
A Morte Branca do Feiticeiro Negro, de Rodrigo Ribeiro (DOC, SC, 10′)
90 Rounds, de Juane Vaillant e João Oliveira (DOC, ES, 20′)
Pureza, de Renato Barbieri (FIC, DF, 101’)

Sessão Especial de Abertura

O Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão (FIC, ES, 94’)

7ª Mostra Outros Olhares 

O Que Pode um Corpo?, de Victor Di Marco e Márcio Picoli (DOC, RS, 15′)
Rebento, de Vinicius Eliziário (FIC, BA, 18′)
Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé, de Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra (DOC, RJ, 14’)
Carta para Dona Quarentena, de Letícia Braga (EXP, ES, 3’)
Estamos Todos na Sarjeta, mas Alguns de Nós Olham as Estrelas, de João Marcos de Almeida e Sérgio Silva (FIC, SP, 20′)

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito