Um olhar crítico sobre a colonização da população indígena. Essa é a proposta do filme O Verbo se Fez Carne, de Ziel Karapotó, selecionado para a 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito.  O curta será exibido no dia 28 de novembro, sábado, a partir das 19 horas e ficará disponível por 24 horas na plataforma InnSaei.TV.

O curta-metragem apresenta uma performance, idealizada e protagonizada pelo diretor Ziel Karapotó, que parte de uma experiência pessoal para analisar os impactos da colonização na população indígena ao longo dos últimos cinco séculos. 

“A ideia do filme surgiu como uma forma de externar e promover contra narrativas por meio  dos sentimentos que me atravessaram ao retornar para a minha comunidade (Terra Nova) e perceber o grande aumento das igrejas evangélicas e, consequentemente da demonização de nossas práticas culturais diante dos valores cristãos, o que reforça os instrumentos etnocidas e genocidas sobre nós povos originários aos longo desses 500 anos pós colonização”.  

Com uma fotografia forte, o filme impressiona por não ter sido filmado em um estúdio profissional.  “Algo interessante de falar é que ele foi gravado em uma sala de estar. Muita gente pensa que foi em um estúdio e tal, mas foi tudo ‘improvisado’ de uma certa forma” conta o diretor. 

Para Karapotó, a seleção do filme para a programação do 27FCV confirma a importância de uma produção audiovisual plural.  “Ter o nosso filme selecionado no festival nos faz acreditar que sim, é possível construir outros caminhos, seguir adiante mesmo perante  uma série de obstáculos” pontua o realizador, que finaliza:

“Nos encoraja e faz surgir em nós o sentimento de percebermos a potência de nossos corpos, saberes e imaginário  na construção de contradiscursos sobre narrativas hegemônicas que nos coloca em um lugar de “derrotados”, simplesmente  “colonizados”, quando não invisibilizados e, ainda, perceber que não estamos sozinhos nadando contra a maré, nos possibilita sentir que o cardume é grande, muito grande”. 

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

O VERBO SE FEZ CARNE (EXP, 6’, PE), Ziel Karapotó

A invasão dos europeus em Abya Yala nos deixou cicatrizes. Ziel Karapotó utiliza seu corpo para denunciar cinco séculos de colonização. Classificação indicativa: Livre

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito

24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Quando: 24 a 28 de novembro, às 19 horas
Exibição O Verbo Se Fez Carne*: 28 de novembro, sábado, a partir das 19 horas
Onde: InnSaei.TV
Online e Gratuito

*O filme ficará disponível por 24 horas