O universo do horror e do cinema fantástico é destaque na Sessão Especial de Abertura do 27º Festival de Cinema de Vitória.  O filme escolhido é O Cemitério das Almas Perdidas, o mais recente longa do diretor Rodrigo Aragão, que será exibido na noite de estreia do evento, no dia 24 de novembro, a partir das 19 horas, na‌ ‌plataforma‌ ‌InnSaei.TV‌‌ e  ficará disponível gratuitamente por‌ ‌24‌ ‌horas. 

O Cemitério das Almas Perdidas conta a história de um jesuíta e seus seguidores que vem para o Brasil trazendo o Livro Negro de Cipriano, que contém rituais de ocultismo e magias.O livro permeia vários trabalhos anteriores de Aragão, mas desta vez o público vai descobrir a origem do livro. “Esse roteiro vem da história do espírito santo, unido aos filmes que eu gosto, dos anos 80. Acho que é essa união que faz a história do Cemitério ser única” pontua o diretor. 

A história do filme se passa em dois tempos: no Brasil colonial, quando os jesuítas dão início a um reinado de terror que se encerra quando o grupo é amaldiçoado a viver eternamente preso nos túmulos de um cemitério; e nos dias atuais quando eles estão prontos para se libertar e espalhar sua maldade em todo o mundo.

Inteiramente filmado na Praia do Morro, em Guarapari, O Cemitério das Almas Perdidas é o sexto longa-metragem dirigido por Rodrigo Aragão. Um dos destaques do filme são os efeitos especiais que impressionam o espectador. “Eu sempre penso em realizar efeitos práticos e crio histórias em que possa fazer muitos truques, já que os efeitos especiais foram a minha porta de entrada no cinema e é algo que eu gosto muito de fazer”.

O diretor deixa um recado para o público que vai curtir a exibição de O Cemitério das Almas Perdidas. “O espectador pode esperar um filme de fantasia, legitimamente capixaba e muito divertido. As pessoas precisam de filmes divertidos neste momento tão complicado que estamos passando”.

Sobre o diretor

Com uma carreira no audiovisual, que teve início aos 17 anos como maquiador de efeitos especiais, Aragão se tornou um dos grandes nomes do cinema de horror tanto no Brasil quanto internacionalmente. No currículo, ele tem mais de 23 prêmios e a participação em mais de 100 festivais ao redor do mundo, o que comprova sua força criativa e seu talento. 

Com orçamento de R$ 2,1 milhões, O Cemitério das Almas Perdidas é considerada uma das maiores produções do cinema capixaba. A obra produzida pela Fábulas Negras Produções conta com recursos da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), através do Funcultura, em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), mediante Arranjos Regionais. E com recursos do FSA, administrados pelo BRDE, por meio do Prodecine 01.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória 
SESSÃO ESPECIAL DE ABERTURA 

O CEMITÉRIO DAS ALMAS PERDIDAS (FIC, 94’, ES), Rodrigo Aragão

Corrompido pelo poder do livro negro de Cipriano, um jesuíta e seus seguidores iniciam um reinado de terror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver eternamente presos sob os túmulos de um cemitério. Agora, séculos depois, eles estão prontos para se libertar e espalhar sua maldade em todo o mundo. Classificação indicativa: 16 anos

27º Festival de Cinema de Vitória 
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, Youtube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito

Sessão Especial de Abertura
O Cemitério das Almas Perdidas 

Quando: 24 de novembro, terça-feira, às 19 horas
Local: InnSaei.TV 
Online e Gratuito