Uma colagem de imagens que apresenta, ao mesmo tempo, o racismo estrutural e a representatividade do povo preto. Esses são os caminhos que o documentário Ser Feliz no Vão, de Lucas H. Rossi dos Santos, percorrem. O filme integra a 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito.  O curta será exibido no dia 25 de novembro, quarta-feira, a partir das 19 horas e ficará disponível por 24 horas na plataforma InnSaei.TV.

Segundo Lucas a ideia de realizar o Ser Feliz no Vão, veio a partir de um apanhado de coisas: sobre a minha origem, toda a construção da minha família paterna e também de algumas reflexões sobre o racismo que eu enfrento na cidade do Rio de Janeiro, desde que me mudei para cá. E isso já tem 11 anos. De vezes, das quais fui humilhado e fui levando com riso na cara e samba no pé. É também um grito ancestral por liberdade, algo profundo para nós”.

De acordo com o diretor, o documentário foi ganhando forma durante o processo de criação. A cada dia novas possibilidades surgiam para a obra.  “Este filme nós fizemos durante a pandemia e foi uma delícia preencher nossos tempos construindo essa narrativa. A maior parte do processo se deu na ilha de edição e nas reuniões que eu tive com os roteiristas Fermino Neto (meu pai), Antonio Molina, com o pesquisador Henrique Amud e a verdade é que o filme mudava todo dia. Eu combinava de fazer uma coisa com eles e na hora de montar eu ficava testando outras coisas e o filme foi tendo vida própria, quando vi, lá estava ele já nos créditos cantarolando Elza Soares”.

Para Rossi, o curta é uma reflexão sobre a situação do negro no mundo atual e do caminho que ainda precisa ser trilhado. “Ser Feliz no Vão é um ensaio sobre ocupação de espaços e também sobre o racismo. É curioso assistir ao filme refletindo sobre a nossa sociedade, e ao fazer este movimento, pode-se concluir que os negros(as) nas Américas que desejam ocupar algum espaço, ainda precisam quase invadir sem pedir licença, mesmo agora em 2020. Logo, é preocupante se lembrar todo dia que ainda há muito por fazer”. 

Mais do que um trabalho para falar sobre o preconceito, o filme é também um espaço para jogar a luz sobre a resistência e a alegria do povo preto. “Sem sentir um espaço de felicidade a vida torna-se insuportável. Então o povo negro procurou durante muito tempo essa tal felicidade no vão, nas brechas. Criando e recriando a si mesmo a cada circunstância. Ser Feliz no Vão discute as brechas e projeta um mundo sem racismo e sem injustiça social, onde todos os espaços nos pertencem”.

Para além do filme, Lucas acredita que os festivais de cinema são uma ótima oportunidade de perceber outras nuances da sua própria obra a partir do olhar do espectador. “Os festivais proporcionam sempre uma experiência curiosa, essa coisa de nos aproximar do público nos faz consecutivamente compreender melhor o próprio filme”. 

Sobre a seleção para o 27FCV ele e “todos da equipe ficamos muito felizes com a seleção no Festival de Vitória. Eu acompanho o festival já tem um tempo mas nunca exibi em Vitória, então é como se fosse uma estreia”.

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

SER FELIZ NO VÃO (DOC, 12’, RJ), Lucas H. Rossi dos Santos

Um ensaio preto sobre trens, praias e ocupação de espaço. Classificação indicativa: 16 anos

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito

24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Quando: 24 a 28 de novembro, às 19 horas
Exibição Ser Feliz no Vão*: 25 de novembro, quarta-feira, a partir das 19 horas
Onde: InnSaei.TV
Online e Gratuito

*O filme ficará disponível por 24 horas