No Brasil de 2020, uma família vive em uma casa com a energia elétrica cortada. Refletir sobre a desigualdade social e, ao mesmo tempo, sobre a esperança é o que propõe o filme 4 Bilhões de Infinitos, de  Marco Antonio Pereira, selecionado para a 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito.  O curta será exibido no dia 24 de novembro, terça-feira, a partir das 19 horas e ficará disponível por 24 horas na plataforma InnSaei.TV.

Segundo Marco Antonio Pereira, o curta surge de uma série de situações testemunhadas por ele na região em que mora. “O filme é uma junção de várias ideias e momentos. Uma delas veio de um dia em que vi um homem,  em cima de um bicicleta Monark vermelha pedindo dinheiro emprestado para uma mulher mais velha, para pagar a conta de luz antes de cortarem a energia dele. Depois eu vi várias casas da minha cidade também com a luz cortada. Como uma pessoa pode ter saúde psicológica e se sentir digno na cidade, se nem energia ela tem?” indaga o diretor. 

O filme, além de jogar luz sobre a realidade, também fala sobre esperança. “A gente sofre demais nesse mundo desigual. Mas, mesmo assim, a gente nunca perde a esperança e nossos valores de fraternidade e generosidade.  O filme também é sobre uma reflexão sobre um fascínio pelo cinema e como seria ruim se as dificuldades nos impedisse de compartilhar esses momentos juntos”. 

Para tirar o projeto do papel o diretor literalmente arregaçou as mangas. “Eu estava juntando dinheiro para gravar o filme. E, uma semana antes do começo das gravações, bati o carro. Eu tive que gastar todo o dinheiro do filme no conserto do carro e dividir todas as despesas. Assim  é como fazemos filmes no interior de Minas Gerais, pois aqui no estado não existem editais que contemplem o interior” pontua o diretor, que complementa: “Nós nos viramos, pois os nossos filmes nunca vão ser reféns da má vontade de ninguém nessa terra”.

Marco afirma ter uma relação de afetividade com o festival e ter o curta 4 Bilhões de Infinitos selecionado para o 27FCV foi uma grande alegria para o diretor. “Vitória é um festival com o qual temos um relacionamento afetivo, pois é o terceiro ano consecutivo que exibimos um filme na programação. Que orgulho que dá fazer parte dessa história. Obrigado a todos que estão fazendo o festival acontecer esse ano”.

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

4 BILHÕES DE INFINITOS (FIC, 15’, MG), Marco Antonio Pereira

Brasil. 2020. Depois da morte do pai, uma família vive com a energia cortada. Enquanto a mãe trabalha, seus filhos ficam em casa fabulando sobre uma tela em branco na qual não há tanta esperança. Classificação indicativa: Livre. 

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito

24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Quando
: 24 a 28 de novembro, às 19 horas
Exibição 4 Bilhões de Infinitos*: 24 de novembro, terça-feira, a partir das 19 horas
Onde: InnSaei.TV
Online e Gratuito

*O filme ficará disponível por 24 horas