Os sonhos e as incertezas da juventude. Esse é o ‘rolê’ que Perifericu, ficção de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira, acompanha na cidade de São Paulo. O filme integra a 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito. O curta será exibido no dia 26 de novembro, quinta-feira, a partir das 19 horas e ficará disponível por 24 horas na plataforma InnSaei.TV.

Para Stheffany Fernanda, integrante da equipe de direção, o curta Perifericu é  “uma ruptura muito grande”. E complementa: “A ideia de realizar se mescla com as urgências das nossas vidas. Vemos nosso filme como um grito coletivo que diz que estamos vivas/vivos/vives e que não vamos só aceitar a sobreviver e ir para além. Explorar esse tema pode ser algo que muitas pessoas já fazem, porém temos sonhos, temos vontades, temos vozes e agora mais do que nunca a gente fala por nós mesmos”. 

A ideia para a produção surgiu a partir da produção da websérie Babado Periférico, de 2015, quando a equipe assume o protagonismo, para contar suas histórias, tanto na frente quanto atrás das câmeras . “São episódios documentais produzidos de forma independente para indagar sobre o que é ser LGBTQI+ e viver nas quebradas de SP, partindo da tentativa de diminuir a contradição entre a alta concentração de LGBTs nas periferias de São Paulo e o pouco que se sabe sobre o assunto. Essa produção nos fez refletir e enxergar como é a atuação e a vivências desses corpos nesses territórios e ali foi o início de tudo” relembra Stheffany.

Entre os imprevistos e as curiosidades que uma produção audiovisual gravada em externas pode enfrentar, Stheffany traz uma lembrança afetuosa de um dia de gravação. “Tem um momento que eu guardo no coração e que me mudou: a cena do trem! Ali a gente contava com vários contratempos, não podíamos parar um vagão só pra gente, então convivemos em meio a um pré-horário de pico, numa linha reta até a estação da Sé que quem é de São Paulo sabe a dimensão que se tem isso. Entre o ‘luz, câmera e ação’, o trem ia enchendo de passageiros: para o surto da continuidade! A produção ia explicar de um a um o que tava rolando, no final da aventura os passageiros já tinham se cativado com todo o escarcéu que fizemos e bateram palmas quando chegamos ao fim. Aquilo foi demais!”. 

Ter o filme selecionado para o 27FCV é a oportunidade de atravessar fronteiras e chegar, por meio do audiovisual,  em várias partes do Brasil. “Pra gente é uma alegria muito grande ver Perifericu voando! Estar no Festival de Vitória é saber que vamos quebrar essa rede São Paulo-Rio de Janeiro e tocar com a nossa narrativa e forma de fazer cinema outras pessoas, outras realidades e outras vivências”, afirma Stheffany Fernanda, que complementa: “Mesmo não estando presencialmente, se o Perifericu chega em algum lugar ele me leva junto, leva quem veio antes de mim e juntos a gente agarra essa força e se fortifica cada vez mais”.

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

PERIFERICU (FIC, 20’, SP), Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira

Luz e Denise cresceram em meio às adversidades de ser LGBT no extremo sul da cidade de São Paulo. Entre o vogue e as poesias, do louvor ao acesso à cidade. Os sonhos e incertezas da juventude inundam suas existências. Classificação indicativa: 14 anos

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito

24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Quando: 24 a 28 de novembro, às 19 horas
Exibição Perifericu*: 26 de novembro, quinta-feira, a partir das 19 horas
Onde: InnSaei.TV
Online e Gratuito

*O filme ficará disponível por 24 horas