A busca pelo animal de estimação leva seu dono para um caminho de várias descobertas. Esse é o pontapé de Jorge, filme de Jéferson Vasconcelos, selecionado para a 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito.  O curta será exibido no dia 27 de novembro, sexta-feira, a partir das 19 horas e ficará disponível por 24 horas na plataforma InnSaei.TV.

A ideia do filme surgiu da observação do diretor sobre o modo de habitar dos seus vizinhos da Vila dos Pinheiros, na Maré, no Rio de Janeiro, e resultou na sua primeira experiência em ficção. “Inicialmente iria desenvolver um ensaio fotográfico, porém me engajei na produção de roteiros narrativos, então acabei utilizando o mesmo argumento da proposta de ensaio pra desenvolver o roteiro”, conta Jéferson Vasconcelos.

Apesar de ser uma obra de ficção, o filme apresenta aspectos reais da região. “O roteiro foi premiado com uma bolsa oferecida pelo Itamaraty através da ONG Redes da Maré. O que me levou pra uma curta temporada na UCLA [Universidade da Califórnia em Los Angeles]. Na minha volta pra favela estava anunciado que na região da Maré haveria a construção de um parque nos moldes do Parque de Madureira, tendo o prefeito Crivella visitado a Vila Olímpica em um evento pra anunciar a obra” relembra o diretor . 

Jéferson complementa: “Isso removeria o curral e os cavalos. Tivemos que filmar em tempo de não removerem os cavalos e os meninos. Esse fato é importante pra compreender que a ação do filme, apesar de ficcional, e da equipe é fazer um registro do presente na Maré. Como a vida na favela pode ter aspectos rurais. Ou ainda que, devido a favela sendo um fenômeno urbano, este urbanismo se apresenta como anacrônico. Talvez o filme seja um elogio a esse anacronismo”.

A seleção do curta para o 27FCV, segundo o diretor, fecha um ciclo de exibições da produção. “Ficamos muito felizes, o Espírito Santo era o único estado do Sudeste que o filme não foi exibido. Na edição anterior a gente não conseguiu finalizar o filme a tempo de inscrever então foi irado ter sido possível participar esse ano. Seria incrível conhecer Vitória pra essa ocasião mas infelizmente o momento de pandemia impediu, tomara que aconteçam outras oportunidades”.

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

JORGE (FIC, 19’, RJ), Jéferson Vasconcelos

Maré, hoje. O cavalo Vermelhinho, criado pelo menino Jorge, foge do curral onde descansa. Jorge e seus amigos cavaleiros procuram Vermelhinho pela favela. Na busca por seu cavalo, Jorge se encontra. Classificação indicativa: Livre

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito

24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Quando
: 24 a 28 de novembro, às 19 horas
Exibição Jorge*: 27 de novembro, sexta-feira, a partir das 19 horas
Onde: InnSaei.TV
Online e Gratuito

*O filme ficará disponível por 24 horas