Acompanhar o ritual de despedida das mulheres-espírito da Aldeia Verde. É esse registro que o documentário YÃMĨYHEX: AS MULHERES-ESPÍRITO, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali, entrega ao espectador. O filme foi selecionado para a 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que integra a programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito. O longa será exibido no dia 25 de novembro, quarta-feira, a partir das 19 horas e ficará disponível por 24 horas na plataforma InnSaei.TV.

A ideia de filmar o ritual das yãmĩyhex era um desejo antigo da dupla de diretores e, em particular, da diretora Sueli Maxakali. “Há um interesse todo especial dos dois cineastas em filmar os rituais e os espíritos yãmĩyxop em suas visitas periódicas às aldeias dos Tikmũ’ũn (Maxakali), como revela toda a sua vasta produção anterior. As Yãmĩyhex ainda não haviam sido filmadas do modo como foram neste filme, que acompanha o desenrolar de todo o ritual de partida delas da aldeia” explica Roberto Romero, assistente de direção do filme. 

Com um material tão original sendo filmado, Romero lembra de um momento particular que aconteceu durante a captação do longa. “Durante o ritual das yãmĩyhex, as mulheres-espírito, vários outros yãmĩyxop (espíritos) atravessam a aldeia. Sem dúvidas, uma das sequências mais inusitadas de toda a filmagem foi a passagem das Xupapõynãg (lontras-espírito) pela aldeia. Isael já havia feito um curta com a lontras em 2013, chamado Xupapõynãg. Mas, desta vez, talvez pela familiaridade com a câmera e o cinema, as lontras fizeram uma performance como nunca tínhamos visto. Pelo menos, não no cinema.” recorda ele. 

Outro momento que Romero destaca foi a filmagem da sequência de abertura do longa. “Para filmar a encenação do mito que abre o filme tivemos que sair da reserva indígena, que não possui rio no seu interior. No entanto, como é comum sempre que os Tikmũ’ũn vão se banhar nas águas que cortam as terras dos fazendeiros vizinhos, fomos repreendidos pelos proprietários, que interromperam as filmagens várias vezes. Assim, tivemos praticamente um só take para fazer cada plano, sem margem para regravar nada. Desse modo, mesmo a parte ficcional do filme foi feita com essa mesma urgência tipicamente documental”. 

Roberto também destaca a importância dos filmes produzidos por indígenas estarem fazendo parte da programação de festivais não temáticos. “Por muito tempo, mais de três décadas, os filmes realizados por indígenas costumavam ficar relegados a festivais de temática indígena ou ambiental, salvo raras exceções. Estes espaços são e foram fundamentais para estas produções, mas é muito importante que estes filmes circulem também por outros circuitos já tradicionais para as produções não-indígenas, como é o caso deste festival”. 

Para ele é um prazer ter o filme selecinado e exibido na programação do 27º Festival de Cinema de Vitória “É uma alegria exibir YÃMĨYHEX: AS MULHERES-ESPÍRITO num festival tão importante para o cinema brasileiro contemporâneo como o Festival de Cinema de Vitória”. 

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

YÃMĨYHEX: AS MULHERES-ESPÍRITO (DOC, 76’, MG), Sueli Maxakali e Isael Maxakali

Após passarem alguns meses na Aldeia Verde, as yãmĩyhex (mulheres-espírito) se preparam para partir. Os cineastas Sueli e Isael Maxakali registram os preparativos e a grande festa para sua despedida. Durante os dias de festa, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. As yãmĩyhex vão embora, mas sempre voltam com saudades dos seus pais e das suas mães. Classificação indicativa: 12 anos

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito

10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Quando
: 24 a 28 de novembro, às 19 horas
Exibição YÃMĨYHEX: AS MULHERES-ESPÍRITO*: 25 de novembro, terça-feira, a partir das 19 horas
Onde: InnSaei.TV
Online e Gratuito

*O filme ficará disponível por 24 horas