O pai, a filha e uma viagem. Esse é o ponto de partida do filme Como Ficamos da Mesma Altura, de Laís Santos Araújo, que será exibido na 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito.  

De acordo com a diretora, a ideia para o filme surgiu das suas lembranças de infância. “Eu ia todos os fins de semana e férias da infância para a cidade do filme, Anadia, no interior de Alagoas. Parte da minha família é de lá. Tinha vontade de fazer um filme dentro da casa de minha avó, de criar planos naquele lugar que eu conhecia muito bem. Quando comecei a criar, me pareceu interessante a relação de pai e filha, com uma personagem potencialmente antipática, mas que fosse real a um tipo de adolescência”. 

A casa em que o filme se passa, que também faz parte da memória afetiva da diretora,  rendeu uma história com seu pai durante a pré-produção. “Tinha uma parte da casa de Anadia que estava com a pintura velha, desgastada, com infiltrações – e queríamos isso no curta, pois fazia sentido à história. Aí, pouco antes da gente gravar, meu pai foi lá e pintou tudo para que a casa ficasse bonita no filme. Acho bonitinho agora a preocupação, mas na hora tive que repensar muita coisa de onde seria filmado”.

Sobre a seleção do filme para a 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas ela afirma que é um prazer participar do 27FCV e destaca o trabalho da Comissão de Seleção. “É um festival com uma curadoria muito interessante que eu tenho há um tempo vontade de participar. Tô bem feliz que aconteceu, de ter uma janela para o filme no festival”. 

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

COMO FICAMOS DA MESMA ALTURA (FIC, 17’, AL), Laís Santos Araújo

Interior de Alagoas. Laura perde uma festa para viajar com seu pai. Lá, na casa em que cresceram, ela é deixada sozinha por ele. Classificação indicativa: 12 anos

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito