Trocas sobre resistência e diversidade. Entre encenações e improvisos, essa é a narrativa que o filme Para Onde Voam as Feiticeiras acompanha. Dirigido por Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral o documentário será exibido na 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que integra a programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito.   

No longa, sete artistas-ativistas de movimentos de resistência LGBTQIA+ e/ou da negritude autodenominadas “manas” – Ave Terrena Alves, Fernanda Ferreira Ailish, Gabriel Lodi, Mariano Mattos Martins, Preta Ferreira, Thata Lopes e Wan Gomez – ocupam as ruas do centro de São Paulo e transformam o espaço público em palco de improvisos cênicos com os transeuntes locais.

O trabalho reflete sobre a importância da resistência através das alianças políticas entre diversos coletivos identitários, além de mostrar como o preconceito estrutural aparece na vida da sociedade brasileira. “Câmera ligada, manas performáticas e dispositivos -– de fazer ver e fazer falar, ou falar sem ser visto –– o filme dá a voz e enquadra a diversidade de corpos que derivam hoje nas ruas do centro da cidade” afirma Carla Caffé uma das diretoras do longa, ao lado de Eliana Caffé e Beto Amaral. 

O filme é também uma experiência coletiva desde a direção, que é assinada por um trio de diretores, passando pelo processo de criação narrativa entre os próprios diretores e as personagens até a produção em si, em que alguns profissionais desempenham mais de uma função na obra. 

“A existência do filme em si mesma servirá sempre de lembrança de que é possível sim criar alianças, assim como é possível aprender e mudar no exercício constante da escuta e do diálogo. O cinema ainda pode refletir sobre nossa condição humana, ainda pode criar um universo de imagens que nos inspire em nossa luta” pontua Beto Amaral.

Para Carla Caffé, o documentário foi uma oportunidade de experimentação de linguagens. “Nesse filme, foi possível aprofundar minhas pesquisas em atuar, de forma híbrida, entre o cinema e as artes, tecendo uma encenação apoiada em performances efêmeras e de dispositivos artísticos, para provocar e apoiar diálogos entre as manas, protagonistas do filme, e o mais variado público dos calçadões do centro de São Paulo”. 

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

PARA ONDE VOAM AS FEITICEIRAS (DOC, 89’, SP), Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral

Para Onde Voam as Feiticeiras acompanha a deriva de encenações e improvisos de sete artistas pelas ruas do centro de São Paulo, em uma experiência cinematográfica que torna visível a persistência de preconceitos arcaicos de gênero e raça no imaginário comum. No centro desta narrativa polifônica, está a importância da resistência política através das alianças de luta comum entre coletivos LGBTQIA+, negritude, indígenas e trabalhadores sem teto. Classificação indicativa: 14 anos

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito