A busca por uma mulher desaparecida e conhecida por todos. Essa é a metáfora usada pela ficção O Conforto das Ruínas, de Gabriela Lourenzato, para tratar dos sistemas totalitários. O filme será exibido na 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito. 

Para a diretora, o filme traça um paralelo entre o passado recente do país e joga luz sobre um possível desdobramento na atualidade. “É uma reflexão sobre o que está por vir a partir de um padrão histórico de um passado recente” pontua ela. “Na construção narrativa, é estabelecido um paralelo com a ditadura militar brasileira, trazendo à memória o sumiço de figuras que subvertem a lógica socialmente imposta”. 

Segundo Gabriela,“a ideia para a realização e construção do filme veio a partir da sensação de impotência e indignação com o atual cenário político brasileiro. O cinema é uma das frentes para o enfrentamento do fascismo e de regimes ditatoriais. Nesse contexto, o filme é justamente pensado para atender o gênero realismo fantástico, considerado uma resposta latinoamericana a esses regimes”. 

O elenco do filme é formado, em sua maioria, por não-atores e foi selecionado a partir de oficinas de teatro para crianças, realizadas na Ocupação Douglas Rodrigues, na Vila Maria, em São Paulo. “Ao final desse processo, as duas protagonistas escolhidas, Ellen e Tamyres, se uniram a nós para a construção da atuação, a partir de seus percursos históricos e de novas provocações. Foi um processo de trocas, formações, afetos e hoje, as duas meninas já se consideram atrizes” conta Gabriela.

Para ela, a feitura do filme se deu de maneira orgânica e por meio da troca entre equipe e moradores da ocupação. “O Conforto das Ruínas é um filme de processos, muito mais do que qualquer planejamento preciso. Foi desenvolvido junto com os moradores da Ocupação Douglas Rodrigues, fundamentais para que a narrativa alcançasse veracidade poética e atingisse tantos lugares de afetos e de inquietações”. 

Para a diretora, ter o filme selecionado para o 27FCV é uma oportunidade de estar inserida no circuito dos festivais. “O Festival de Vitória é um dos mais importantes do Brasil, uma grande janela de exibição e, sendo nós realizadoras e realizadores, na grande maioria periféricos e LGBTQIA+, entendemos esse espaço de fala como uma fresta para existência. Ficamos extremamente felizes e vemos esse lugar como uma oportunidade de ingressar num mercado restrito”.

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

O CONFORTO DAS RUÍNAS (FIC, 18’, SP), Gabriela Lourenzato

Madu busca uma mulher misteriosa, desaparecida, mas conhecida por todos. Uma tempestade se aproxima e cria a tensa atmosfera onde achar Ela é urgente. Nessa aventura, a menina encontra uma companheira para ajudá-la em sua jornada fantástica através de um Brasil diminuído e marginalizado. Classificação indicativa: Livre.

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito