Janela que apresenta produções periféricas e de baixo orçamento que são realizadas por cineastas autodidatas de pequenas cidades ou arredores das grandes capitais, a Mostra Cinema de Bordas integra a programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito.  

A Curadoria da Mostra não competitiva foi realizada pela escritora e pesquisadora Bernadette Lyra, criadora do termo “cinema de bordas” e grande investigadora da área. 

A seleção apresenta quatro filmes, os curtas-metragens: Nuvem Baixa, de André Okuma; Marta Morta, de Rubens Mello; e Os Crimes da Rua do Arvoredo, de Patty Fang, além do da produção capixaba Comando Central, longa-metragem de Antônio Estevão.  

Os filmes são um recorte da produção brasileira desse tipo de gênero fílmico, que utiliza regionalismos, guerras imaginárias, monstros, maldições, tragédias e comédias do cotidiano para contar suas histórias de uma forma não convencional e voltada para o entretenimento.

Segundo Bernadette, o Cinema de Bordas é um cinema alternativo, mas que faz parte da história e do universo do cinema no Brasil. É um fenômeno muito interessante, porque junta realizadores que são autodidatas e fazem filmes em suas comunidades. 

Para a pesquisadora ter um espaço que contemple essas produções é uma forma de apoiar um Brasil que muitas vezes não conhecemos. “Quem ama cinema entende a necessidade de trazer esses cinemas periféricos, que são vistos por pouca gente, para uma sessão apoiada por um evento do porte do Festival. Resgata um Brasil que muitas vezes não conhecemos, de maneira muito singela, mas sempre criativa”.

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória 
3ª MOSTRA CINEMA DE BORDAS
[Fora de Competição]

Comando Central, de Antônio Estevão (FIC, ES, 75’)
Nuvem Baixa, de André Okuma (FIC/EXP, SP, 15’)
Marta Morta, de Rubens Mello (FIC, SP, 8’)

Os Crimes da Rua do Arvoredo, de Patty Fang (DOC, RS, 9’)

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito