Uma ponte entre o mundo atual e o cinema de horror e que serve de metáfora para discutir os assuntos da contemporaneidade. Essa é a proposta da 2ª Mostra Do Outro Lado – Cinema de Horror e Fantástico, janela que integra a programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito. 

A Curadoria da Mostra foi realizada pelo produtor audiovisual e curador, Waldir Segundo.  Segundo o pesquisador, os filmes selecionados usam o corpo como representação do aprisionamento humano. “Os quatro filmes do programa falam dos usos e do domínio do corpo, da necessidade de recuperar aquilo que nos tiraram: o  corpo sem controle aqui é um corpo monstruoso. Nesta safra do cinema de horror brasileiro, gestada em um cenário pré-pandemia, a necessidade de contê-lo, isolá-lo, dominá-lo, parecia ser a palavra final”. 

Filmes 

Náusea, apóia sua narrativa no body horror. O filme usa dos elementos dessa vertente, para contar uma história monstruosa, mas muito comum nos lares brasileiros. Mamãe tem um Demônio usa do “camp-cafona”, da nostalgia e do humor para contar a história da relação de fã-artista.

A ficção-científica distópica Eu estou vivo apresenta um mundo em que os corpos existem só para servir e onde é impossível reter a necessidade do sentir. O suspense As Viajantes nos entrega um jogo metalinguístico onde uma atriz, que já viveu diversas vidas diferentes, fica horrorizada ao encarar seu corpo fora do externo. 

Premiação e Júri

Os filmes exibidos na 2ª Mostra Do Outro Lado – Cinema de Horror e Fantástico concorrem ao Troféu Vitória em duas categorias: Melhor Filme, pelo Júri Técnico, e Melhor Filme, pelo Júri Popular.

O Júri Técnico da 2ª Mostra Do Outro Lado – Cinema de Horror e Fantástico é composto pela gestora e produtora cultural Monica Trigo, pela produtora executiva Máyra Alarcon, e pelo diretor Bertrand Lira. O anúncio das produções premiadas será feito durante a Cerimônia de Encerramento do 27º Festival de Cinema de Vitória.

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
2ª MOSTRA DO OUTRO LADO – CINEMA DE HORROR E FANTÁSTICO 

NÁUSEA (FIC, 13’, PR), Thomas Webber

Ana, assediada por pesadelos surreais, procura a ajuda de sua mãe, que é incapaz de enxergar o real problema que eles representam. Sem esperança, esta menina solitária se vê obrigada a tomar uma atitude drástica. Classificação indicativa: 16 anos

EU ESTOU VIVO (FIC, 23’, MG), Maíra Campos e Michel Ramos

Ivo é um homem condenado. Ele e outros homens vivem proibidos de se relacionarem ou se comunicarem, o que os levou a desenvolverem uma linguagem não verbal. É através dela que ele será convidado para uma fuga furtiva, para experimentar sensações há muito esquecidas e fugir de uma ameaça que ele não sabe de onde vem. Classificação indicativa: 12 anos

MAMÃE TEM UM DEMÔNIO (FIC, 25’, SP), Demerson Souza

Tete Barilove está morta, mas seu corpo desapareceu. Beni, uma grande fã, descobre pistas que podem trazer a verdade sobre a cantora brasileira mais famosa dos anos noventa. Classificação indicativa: 14 anos

AS VIAJANTES (FIC, 11’, SP), Davi Mello

Em uma noite de sexta-feira, duas atrizes compartilham os seus medos. Classificação indicativa: 12 anos

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando
: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito